REFORMA EM CENTRO CIRÚRGICO PERMITE AUMENTAR NÚMERO DE PROCEDIMENTOS

Espaço é composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames.

EDIÇÃO 2289 – 27-7-2024

         Na segunda-feira (15), foram entregues as obras de “revitalização” do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. A partir de agora, o espaço – composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames (endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) – irá aumentar em 50% o número de cirurgias realizadas na Rede Municipal de Saúde, passando de 300 para até 450 por mês.

         Para que a revitalização pudesse ocorrer, foram investidos cerca de R$ 300 mil, oriundos de recursos próprios do município, que se somaram as doações de equipamentos feitas pelo Lions Clube de Tatuí, Rotary Club de Tatuí e outros parceiros.

         Uma série de etapas foram seguidas para garantir a adequação às normas sanitárias vigentes e melhorar a funcionalidade do local. Para isso, foram retiradas as placas de gesso antigas, que apresentavam desgaste do tempo, e instaladas placas de drywall com pintura acrílica, permitindo a higienização adequada. As luminárias antigas foram substituídas e todas as tomadas e interruptores trocados conforme a determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

         Foram instalados dois novos focos cirúrgicos KSS de 160.000 lux e secundário de 120.000 lux de intensidade luminosa. Um foco já instalado foi adequado para 160.000 lux e secundário de 160.000 lux de intensidade luminosa, permitindo que a sala possa, no futuro, atender alta complexidade.

         O sistema hidráulico foi refeito, a caixa d’água foi trocada e novas torneiras instaladas, conforme normas sanitárias vigentes, juntamente com mesas e cubas de inox. Toda a pintura foi refeita com tinta lavável de alta qualidade, permitindo a higienização adequada do local. Os bate-macas de madeira, considerados inadequados, foram removidos e substituídos por novos, de composto de PU, e todas as portas do setor reformadas.

         Os suportes de monitores de madeira foram trocados por modelos de metal padronizados pela ANVISA e um banheiro foi adaptado para uma sala de descontaminação. O expurgo foi adequado com a retirada do tanque de louça e a instalação de uma boca de lobo de inox. A rede de gases medicinais foi revisada e novas réguas de gases foram instaladas.

         O parque tecnológico também foi atualizado, com novos aparelhos de anestesia, bisturi, mesa cirúrgica e monitores, adequando a quantidade para atender todas as salas do centro cirúrgico. Uma farmácia satélite foi instalada e a sala de prescrição foi adequada, através da aquisição de computadores e impressora, possibilitando o uso integral do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico. Uma TV de alta resolução foi instalada para facilitar a visualização do mapa cirúrgico, comunicação do setor, treinamentos e outros usos.

         Além disso, todo o piso foi refeito com sistema epóxi líquido. Os vestiários foram revitalizados e novos armários de inox instalados, para guardar pertences dos colaboradores, eliminando o uso de armários de ferro, considerados inadequados. A sala de convivência está equipada com sofá, frigobar e televisão. O fluxo da Central de Esterilização de Materiais foi adequado de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o acesso que interliga o Centro Cirúrgico ao Centro Obstétrico da Maternidade “Maria Odete Azevedo” foi preparado.

         Por fim, placas luminescentes de identificação de extintores, rotas e luzes de emergência foram instaladas, além de “dispensers” de álcool gel, álcool antisséptico pré-cirúrgico e sabão antisséptico, cujas fórmulas foram analisadas para melhor atender às necessidades técnicas do hospital.

Deixe um comentário