EDIÇÃO 2289 – 27-7-2024
Na segunda-feira (22), na sessão legislativa, a Câmara aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que institui em Tatuí o Projeto Cultural “Quintal do Ditinho Rolim”, a ser comemorado todos os anos, nos dias de aniversário da cidade, em agosto, com o objetivo de homenagear o saudoso cantor e compositor Benedito Sebastião Rolim, “que nasceu e viveu até os seus últimos dias na cidade de Tatuí”.
Para realizar este evento comemorativo, será nomeada uma comissão organizadora composta por dez membros, sendo quatro da família do homenageado e seis indicados pela secretaria responsável pelo setor de Cultura e Eventos do município. O evento ocorrerá em local público, com horários definidos pela comissão organizadora, e a escolha dos repertórios musicais ficará a critério da mesma comissão, de acordo com o tema anual do aniversário da cidade.
O projeto de lei tem como objetivo a proteção, preservação das memórias, raízes da cultura e musicalidade do povo de Tatuí, cidade conhecida nacionalmente como “Capital da Música”, além de valorizar e reconhecer ilustres músicos que abrilhantaram as noites tatuianas.
Lembra também a justificativa que após seu falecimento, no ano de 2003, Ditinho Rolim já foi homenageado com uma escultura que faz parte do monumento “Os Seresteiros”, na Praça Manoel Guedes (Museu). “Por ser um homem querido, seu funeral foi acompanhado por uma grande multidão, repleta de amigos e familiares”.
E completa: “sua ausência ainda é sentida nas rodas de música e entre seus familiares, o que demonstra que além de um grande músico, foi uma pessoa especial e singular. O homenageado participou de grandes orquestras que abrilhantavam os clubes Tatuiense, Recreativo Operário, Sociedade Recreativa, 1º de Setembro e Princesa Isabel, além de participar das noites carnavalescas e das serenatas de nossa cidade”.

