EDIÇÃO 2289 – 27-7-2024
No sábado (20), faleceu o tatuiano Ivan Gonçalves, um dos fundadores do Jornal Integração. Seu corpo foi velado no Velório Municipal no domingo (21) e sepultado no Cemitério Cristo Rei, em Tatuí.
Ivan foi um dos cinco fundadores do Jornal Integração. No expediente, na página 2, e editor José Reiner Fernandes, idealizador deste jornal sempre fez questão de citar seu nome, ao lado de Francisco Lang de Oliveira (diretor de jornalismo da TV Gazeta), jornalista Roberto Antonio Carlessi e Acassil José de Oliveira Camargo (ambos já falecidos), que acreditaram que Tatuí poderia ter mais um veículo de comunicação para fortalecer o sistema democrático.
O Jornal Integração circulou pela primeira vez em 24 de dezembro de 1975, em plena ditadura militar. Para seu registro como órgão de imprensa, houve uma rígida fiscalização feita pelo Ministério Público e eram exigidos atestados de antecedentes dos futuros editores. Ivan se desligou do jornal alguns meses após o lançamento. No entanto, em 1980, com forte vocação para o jornalismo, Ivan Gonçalves adquiriu o jornal “O Progresso de Tatuí”, editado pela família Ortiz de Camargo, desde o ano de 1922. Sob sua direção, evoluiu o jornal para ser composto em linotipo, antes composto em tipo móvel (da era de Guttemberg, considerado o pai da imprensa). E, com o passar dos anos, sua impressão migrou para o sistema “off set” (em inglês, significa “transferência”).
Seu acesso ao órgão de imprensa mais antigo de Tatuí não significou um rompimento empresarial com o Jornal Integração. Pelo contrário. Como amigo de Infância do editor José Reiner Fernandes, sob seu comando, essa concorrência sempre foi salutar para a imprensa de Tatuí. Cada jornal, que convivem (e sobrevivem) juntos há quase cinquenta anos, através de suas linhas editoriais, ofereceu opções críticas para os leitores tatuianos, dentro de orientações ideológicas diferentes.
Ivan não pôde continuar em “O Progresso de Tatuí”, por questões particulares. Ao sair de sua direção, procurou o jornalista José Reiner Fernandes, na redação do Jornal Integração. A amizade entre os dois sempre perdurou e ele expôs sua ideia. Tinha o firme propósito de fundar um novo jornal para circular em Tatuí. Neste momento, nasceu o quinzenal “Bons Negócios”, com a finalidade de divulgar anúncios classificados de compra e venda. Durante noventa dias, para baratear o custo do novo empreendimento, com entrega e impressão, o “Bom Negócio” circulou encartado no Jornal Integração. Após esse período de maturidade, Ivan Gonçalves deu sequência ao seu projeto, de forma independente.
O tatuiano Ivan, da Rua 7 de Maio, 170, onde residia, desde sua juventude tinha vocação para o empreendedorismo e para as artes plásticas. Ao atuar entre outras atividades e na imprensa tatuiana desenvolveu sua parte empreendedora. E, nas artes plásticas, deu vazão à sua imaginação e criatividade, através da pintura. Descanse em paz!!!


