PREFEITURA DEFINE PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PAULO SETÚBAL

Programação ocorre no período de 1º a 9 de agosto.

EDIÇÃO 2288 – 20-7-2024

        A Prefeitura de Tatuí, através do Museu “Paulo Setúbal”, definiu a programação da “82º Semana Paulo Setúbal”, que dá início às comemorações do 198º aniversário do município. A programação, no período de 1º a 9 de agosto, se inspira na poesia “A Vila”, que consta no capítulo “Flocos de Espuma”, da obra “Alma Cabocla”, do saudoso escritor tatuiano Paulo Setúbal.

        Os primeiros eventos ocorrerem dia 1º de agosto, quinta-feira. São eles: exposição “A História do Hip-Hop na Capital da Música”, produzida por Emerson Henrique, do Projeto “Interior Battle” e Grupo “Instinto Urbano Crew”, das 9 às 17 horas, no Centro Cultural, com visitação gratuita; exposição “Memórias de Pompeo – O olhar que me atravessa”, de Adriana Afonso, das 9 às 17 horas, no Museu “Paulo Setúbal”, até o dia 4 de agosto; Cerimônia de divulgação dos vencedores do “22º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional, às 19 horas, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório, com transmissão pelo canal do Museu no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i).

        Entre os dias 2 e 11 de agosto, das 10 às 20 horas, a Praça da Matriz receberá nova edição da Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos (ATA). Na sexta-feira (2), às 19 horas, acontecerão duas atividades: recital de lançamento do CD “Música Nova para Saxofone e Piano”, de Rafael Migliani (saxofone) e Cristiane Blóes (piano) no Museu “Paulo Setúbal”; e “Cinema para a Comunidade”, de Erik Machado, no CEU das Artes de Tatuí.

        No sábado (3), das 10 às 12 horas, a Praça da Matriz sedia a Feira de Troca de Livros e Jogos de Tabuleiro, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”. No mesmo local, das 11 às 17 horas, ocorrerá o “Ásia Festival – Festival Musical”, produzido por Caio Nogueira Venâncio Barbosa, evento musical para celebrar influências culturais asiáticas no Brasil, com temas de animes, séries, doramas, “kpop” e músicas tradicionais. Também no sábado (3), das 9 às 17 horas, no Museu “Paulo Setúbal”, haverá a exibição de “O Cinema à Deriva de Juan Siringo”, de Felipe Abramovictz; e das 15 às 17 horas, no CEU das Artes, Ana Laura Theotônio ministrará a oficina de preparação vocal para performances artísticas “Narciso”, produzida por Aline Sayuri Andrade Tina.

        No domingo (4), às 10 horas, o público poderá conferir nova edição do Projeto “Tradição e Raiz”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, na Feira Livre do Largo do Mercado, próximo à Praça Anita Costa.

        Na terça-feira (6), ocorre a abertura da exposição “Museu Audiovisual e Exposição Itinerante”, de Ademar Machado, das 9 às 17 horas, no Museu “Paulo Setúbal”, que segue até o dia 31 de agosto. E às 19 horas, haverá cerimônia de premiação dos vencedores do “22º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, de abrangência municipal, com lançamento do “Tabloide do Museu”, abrilhantado pelo Grupo “Seresteiros com Ternura”, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório.

        Na quarta-feira (7), às 19 horas, haverá o lançamento do livro “Uma Paixão sob Medida”, de Anne Valerry, com noite de autógrafos da escritora, no Museu “Paulo Setúbal”.

        Na quinta-feira (8), às 19 horas, no Centro Cultural, acontece a abertura da exposição “Vanguarda e Ruptura”, de Diego Wilian do Nascimento Ramos “Dedablio”, com visitação aberta ao público no período de 9 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

        A “82ª Semana Paulo Setúbal” será encerrada na sexta-feira (9), com a seguinte programação: espetáculo “As Três Marias”, da Dupla Companhia, às 9h30, no Centro Cultural, apenas para o Projeto “Envelhecer Com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Tatuí; espetáculo “Patrimônios Construídos – Cápsula do Tempo”, da Dupla Companhia, às 17 horas, no Museu “Paulo Setúbal”; apresentação do Quarteto de Cordas de Tatuí, com produção de José Roque Cortese, às 19 horas, no Museu “Paulo Setúbal”; abertura da exposição “Memória Fotográfica – 70 artistas celebrando os 70 anos do Conservatório de Tatuí”, de Binho Vieira, às 20 horas, no Complexo Cultural de Tatuí, que abrange o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, com visitação aberta ao público até o dia 13 de setembro, as sextas-feiras e sábados, das 9 às 17 horas; e o espetáculo “As Três Marias”, da Dupla Companhia, às 20h30, no Centro Cultural, aberto ao público.

Sobre a Semana Paulo Setúbal

        A primeira edição da “Semana Paulo Setúbal” aconteceu em 1943, idealizada por Fernando Guedes de Moraes, Celso Vieira de Camargo e Paulo Sílvio Azevedo, e se tornou a principal semana de arte e cultura para os tatuianos. Em 2 de janeiro de 1957, através da Lei nº 3.690, o Governo do Estado de São Paulo oficializou a Semana Paulo Setúbal, que seria realizada de 5 a 11 de agosto em Tatuí. No dia 11 de julho de 1958, o Decreto nº 33.092 institui dois prêmios em dinheiro, com a denominação “Prêmio Literário Paulo Setúbal”.

        Após longos anos sem a realização do Prêmio Literário Paulo Setúbal, a Prefeitura de Tatuí, através do gestor cultural Jorge Rizek, promoveu em 2002 o resgate do concurso, de abrangência municipal, dedicado exclusivamente à Rede de Educação, sendo denominado Concurso Paulo Setúbal “Literatura e Artes Visuais”. No ano seguinte, foi criado o concurso de abrangência nacional, o Prêmio Literário Paulo Setúbal “Contos, Crônicas e Poesias”. No ano de 2018, o Prêmio Literário “Contos, Crônicas e Poesias”, promovido em âmbito nacional, passou a contemplar o Prêmio “Galardão”, que premia escritores da terra natal de Paulo Setúbal.

        Em 2021, foi instituído o “Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, e em 2023, foi criado um edital exclusivo para publicação de livros, cujos objetivos são manter a produção literária local, valorizando a vida e obra de Paulo Setúbal; fortalecer e estimular o interesse pela leitura e literatura; fomentar ações literárias em espaços públicos; promover a pluralidade artística na literatura; e difundir e fomentar a produção literária do município.

Deixe um comentário