EDIÇÃO 2288 – 20-7-2024
No período de 14 a 17 de julho, o município de Tatuí enviou dois representantes à “5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão do Governo Federal, o evento abordou o tema: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.
Tatuí esteve representada por Dalnize Camargo, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), e Enzo Grechi, do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Eles se juntaram a pessoas de todo o País, para discutir propostas para a criação de políticas públicas direcionadas à qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Os debates se dividiram em cinco eixos temáticos: 1) Estratégias para manter e aprimorar o controle social e assegurar a participação das pessoas com deficiência; 2) Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; 3) Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; 4) Cidadania e acessibilidade; 5) Os desafios para a comunicação universal.

