EDIÇÃO 2287 – 13-7-2024
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) abriram inscrições para “startups” de base tecnológica desenvolverem projetos de inovação direcionados para a educação básica, profissional e superior. As soluções devem ter foco em novos produtos e serviços capazes de resolver desafios da educação nos três níveis, que deverão ser validadas necessariamente com o SENAI e o SESI.
Para participar do edital, a “startup” deve formar aliança com uma unidade SENAI (Escola, Instituto de Inovação ou de Tecnologia). A chamada vai selecionar até 16 projetos, que receberão até R$ 250 mil cada, para serem executados em até 12 meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site da “Plataforma Inovação para a Indústria”. As regras de participação encontram-se no edital.
Além do recurso financeiro para desenvolver o projeto, as “startups” selecionadas terão mentoria da rede SENAI, capacitação, acompanhamento estruturado e outros benefícios. O SESI, por sua vez, será responsável por avaliar e ser mentor das soluções desenvolvidas para a educação básica.
A “Plataforma Inovação para a Indústria”, do SENAI, é uma iniciativa para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover otimização da segurança e saúde na indústria. Criada em 2004, já selecionou mais de 1,4 mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 1 bilhão.
As “startups” são empresas novas e emergentes, com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou serviço que soluciona um problema.

