Lançamento do Guia Turístico Católico na Expo Católica 2024. (Crédito: Celso Silva).
EDIÇÃO 2287 – 13-7-2024
Na quinta-feira (4), durante a “Expo Católica”, feira de produtos e serviços para a Igreja Católica e maior vitrine do setor no Brasil e na América Latina, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o “Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo”. Para elaborar o Guia, a Setur-SP mapeou mais de 300 capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas, eventos, rotas e destinos em todo o Estado, que promovem o turismo religioso católico.
O município de Tatuí, integrante da região turística “Raízes do Interior Paulista”, está representado na publicação através da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição e da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situada no Bairro Santuário. O guia traz o endereço das igrejas, telefone e e-mail para contato e as redes sociais.
Sobre a Basílica de Tatuí, o texto diz: “no ano de 1829, Nossa Senhora da Conceição passou a ser a Padroeira de Tatuí, ano este que o Bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade de São Paulo deu licença para a construção da igreja, mas a obra iniciou somente em 1884. A Igreja com porte e estilo de catedral preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. Os afrescos existentes em seu interior foram pintados pelo pintor piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação. Em 1927, foi inaugurado o relógio que está na torre da Igreja. Em 2007 foi assinado o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município. Em 2009 foi concedido o pedido para elevação a Santuário. Já a elevação do santuário à Basílica Menor foi divulgada em 2022. A Santa Missa de Instalação da Basílica Nossa Senhora da Conceição foi realizada no dia 21 de abril de 2022”.
Sobre o Santuário de Fátima, o texto diz: “em 1958, Sr. Salvador Nunes fez uma promessa aos pés da Virgem Peregrina Nossa Senhora de Fátima, onde havia uma caixa lacrada e eram depositados os pedidos que iriam para Portugal. Depositou nela seu pedido de ver a filha curada e, se fosse atendido, iria até Portugal buscar uma imagem da Virgem, igual a que veio à Tatuí. Contou com ajuda da sua irmã, que era Madre Querubina, e fez contatos em Portugal. A Imagem de Nossa Senhora de Fátima mede 1,10m de altura e é feita de cedro brasileiro, escultura de primeira mão com a melhor pintura a óleo e ouro fino. Foi despachada de Portugal para o Brasil no navio Bela Cruz. Em 1960, a imagem chegou ao Santuário e em 1961, foi colocada a primeira pedra (pedra fundamental), importante para a igreja. No local, há também a Sala dos Milagres, construída em memória a Madre Querubina”.
No lançamento do Guia, o titular da pasta de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, destaca que “São Paulo tem a maior arquidiocese do Brasil, com 5,9 milhões de fiéis católicos. Além disso, por conta da diversidade e riqueza de atrativos na capital, no interior e no litoral, São Paulo é o estado que mais recebe visitantes de turismo religioso católico, consolidando-se também como maior emissor de turistas desse segmento no País”.
A força do turismo católico também é notada nos feriados religiosos. De acordo com estimativas do Centro de Inteligência e da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, no feriado de Corpus Christi deste ano, 2,9 milhões de pessoas viajaram pelo Estado, gerando movimentação financeira de cerca de R$ 5 bilhões. O Turismo Religioso é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As viagens relacionadas ao turismo religioso movimentam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e mais de R$ 15 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo.



