CONSERVATÓRIO PROMOVE FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL

Espetáculo “Longe da Vista Chinesa”, uma das atrações.

EDIÇÃO 2286 – 6-7-2024

        No período de 20 a 26 de julho, o Conservatório de Tatuí irá promover a 29ª edição do “Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo” (FETESP), com diversas atrações gratuitas. A programação conta com mais de 30 atrações, dentre elas dez trabalhos estudantis e cinco espetáculos convidados.

        O público interessado pode acompanhar de forma gratuita todas as atividades do evento, que acontecem no Centro Cultural de Tatuí, na Feira Livre do Largo do Mercado, Praça da Matriz e Praça Martinho Guedes (Santa), além dos espaços culturais pertencentes ao Conservatório, como o Teatro Procópio Ferreira.

        Nesta edição, além da participação das tradicionais Unicamp, UNESP e USP, o Festival contará com a estreia de novas companhias, como a “Atuará”, escola de teatro de Jundiaí/SP, que realiza a abertura do FETESP com o espetáculo “Longe da Vista Chinesa”; o “Teatro Escola Macunaíma”, que encena a peça “Corpos Territórios”; e a “Companhia Coxixo”, da Escola de Artes Célia Helena, que traz o espetáculo “Irmãs Coragem”.

        Vale destacar ainda as peças “Vestido de Noiva”, do “Grupo Oficcina Multimédia” (dirigida por Ione de Medeiros, agraciada com o prêmio APCA em 2023 na categoria “Melhor Direção”), “Tio Vânia”, do grupo “Tapa”, cujo elenco que conta com atores experientes, como Walderez de Barros, e a montagem “Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos”, da “Companhia de Teatro Heliópolis”, que está se apresentando em diversas cidades do País. Para adquirir ingressos e obter mais informações sobre a programação, os interessados devem acessar o site do Conservatório de Tatuí.

        Criado no ano de 1977 por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório, professor José Coelho de Almeida, o Festival Estudantil de Teatro surgiu inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, a iniciativa cultural tornou-se um grande movimento teatral, e a partir de 1982, foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.

Foto: Tábata Makowski

Deixe um comentário