Foto: Ações dentro da festividade destacam a inclusão.
EDIÇÃO 2286 – 7-6-2024
A “10ª Feira do Doce de Tatuí”, que ocorre no período de 5 a 9 de julho, das 10 às 22 horas, na Praça da Matriz, proporciona uma experiência inclusiva e acolhedora aos visitantes. Nesse sentido, ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Departamento Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Uma das novidades dessa edição é a “A Hora dos Autistas”, quando a praça estará com menor número de pessoas circulando e o som ficará desligado, para atender respeitosamente as necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Esta ação acontece nesta sexta-feira (5), das 12 às 13 horas, sábado (6), das 10 às 11 horas, e domingo (7), das 11 às 12 horas.
Outras medidas inclusivas são: vagas exclusivas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida; intérprete de Libras na cerimônia de abertura, com orientação para que todos os que façam o uso da palavra realizem a autodescrição; intérprete de Libras no estande da Secretaria de Cultura e Turismo, para auxiliar os PCDs durante o evento; mesas e assentos sinalizados com o símbolo universal da acessibilidade e equipadas com QRCodes do cardápio e da programação musical; espaço preferencial para PcDs; banheiros adaptados; fraldário com espaço adequado para amamentação; espaço saúde e cadeiras de rodas disponíveis para uso na festa; e totem com informações do evento e da cidade. Tudo isso soma-se ao piso tátil, que já existe na Praça da Matriz.
Apoio para caravanas
O evento contará com pontos de embarque e desembarque para ônibus e vans de turismo na Praça Manoel Guedes, em frente ao Museu Histórico Paulo Setúbal (acesso pela Rua 7 de Maio). O museu funcionará como Posto de Informações Turísticas e estará aberto nos cinco dias da feira, das 9 às 17 horas, com acesso e banheiros adaptados. Outro ponto de embarque e desembarque será na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa), 12, em frente ao Centro Cultural Municipal.
Após embarque e desembarque, os veículos poderão estacionar no Complexo Cultural de Tatuí, que inclui o “Museu da Imagem e do Som” (MIS Tatuí) e o “Memorial do Rugby 1928”. O Complexo estará aberto para visitação turística durante os dias do evento, das 10 às 17 horas, com sanitários adaptados.
Guias de turismo, agências e turistas que necessitarem de outras informações podem acessar o site: http://www.visitetatui.com.br ou contatar o Departamento Municipal de Turismo pelo Fone/WhatsApp: (15) 3259-4135.

