EDIÇÃO 2280 – 18-5-2024
Na segunda-feira (13), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que abre crédito adicional especial de R$ 545.716,37 junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, autorizado pela Lei Municipal 5.775, de 24 de março de 2023. A justificativa explica que o montante será utilizado na conclusão do “Memorial do Rugby 1928”, que “resgata a história e o patrimônio cultural relacionados a esse carro histórico, que pertenceu ao médico sanitarista Dr. Gualter Nunes”.
O texto destaca também que este Memorial “não apenas celebra o legado do Dr. Gualter Nunes, mas representa importante atrativo turístico, capaz de atrair visitantes e impulsionar o turismo cultural em nossa região”. O “Memorial do Rugby 1928” faz parte do Complexo Cultural de Tatuí, que abrange ainda o “Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Domingos Bassi, na esquina com a Avenida João Batista Correia (Marginal do Manduca).
Plano Municipal de Cultura
A Câmara Municipal aprovou mais um projeto de autoria do Poder Executivo, que institui o “Plano Municipal de Cultura do Município de Tatuí”, instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da política municipal de Cultura, com duração decenal.
Entre os objetivos gerais deste plano, estão reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional; proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais; e estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional. E os objetivos específicos são fomentar o calendário cultural, valorizar o título de “Capital da Música” de Tatuí e fortalecer o fomento à “Terra dos Doces Caseiros”.
Dia da Guarda Municipal
Foi aprovado ainda projeto de lei de iniciativa do Poder Legislativo, que institui em Tatuí o “Dia da Guarda Civil Municipal”, a ser comemorado anualmente em 10 de outubro. De acordo com o texto, a data passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura de Tatuí. O objetivo, diz a justificativa, é “prestar homenagem aos profissionais responsáveis em zelar e proteger os bens públicos e principalmente civis de nossa cidade”.
Denominação de rua
Os vereadores aprovaram, por fim, mais um projeto de iniciativa do Legislativo, que denomina de “Padre Paulo César Ferreira” a Rua 01 do Loteamento “Jardim São Conrado II” em Tatuí. A justificativa destaca que este religioso foi o primeiro vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Tatuí. Em 1993, tomou posse como pároco da Paróquia Santa Cruz, onde permaneceu até 2008. Nesse período, iniciou a Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Jardim Planalto, e a Comunidade de Santa Rita de Cássia, no Jardim Santa Rita, que posteriormente tornaram-se Paróquias. O padre construiu ainda as Comunidades de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, no Jardim Rosa Garcia II, e São José, no Jardim Gramado. Faleceu em 25 de julho de 2014, no município de Jacarezinho, no Paraná.

