PROGRAMA MUNICIPAL PROMOVE DESCARTE CORRETO DE LIXO ELETRÔNICO

Foto: Reunião de lançamento do programa ocorreu na última semana, no Paço Municipal.

EDIÇÃO 2280 – 18-5-2024

         Para melhorar a logística do descarte de lixo eletrônico no município de Tatuí, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Lions Clube de Tatuí e a empresa Recitek realizaram na sexta-feira (10), no Paço Municipal, uma reunião técnica para o lançamento do “Programa Municipal de Coleta e Destinação Final de Resíduos Eletroeletrônicos, Pilhas e Baterias”.

         Este programa tem como objetivo promover a coleta e o descarte adequados do lixo eletrônico junto à população, e atender a legislação ambiental vigente, sobretudo em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para isso, serão implantados inicialmente oito pontos de coleta de pilhas e baterias em vários locais de Tatuí: os cinco Ecopontos Municipais já existentes, que passarão a receber estes resíduos (confira a lista dos locais de funcionamento pelo link: www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/), e três pontos em prédios públicos, de fácil acesso à população.

         Quanto aos pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos, serão implantados oficialmente três pontos de coleta: um ponto já definido será a sede do Departamento de Meio Ambiente, na Praça Aldo Zani, 30, na Vila Brasil, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Os outros dois pontos de coleta serão definidos e divulgados em breve. Nestes locais, poderão ser depositados materiais como computadores, periféricos, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, pilhas, baterias, telefones e eletrodomésticos em geral. Esses objetos contêm substâncias que podem contaminar seriamente o meio ambiente, representando riscos consideráveis não somente à natureza, como também à saúde humana e de animais.

         Atualmente, estima-se que o lixo eletrônico é o tipo de resíduo que mais cresce no mundo, e que em 2030, sejam descartadas 74 milhões de toneladas e o volume gerado deve dobrar até 2050. Isto é o que aponta o relatório “Future E-Waste Scenarios”, da Universidade das Nações Unidas, publicado em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo este estudo, apenas no ano de 2019, o volume de lixo eletrônico gerado bateu marca histórica de 53,6 milhões de toneladas, representando 7,3 quilos de lixo por pessoa no planeta.

Deixe um comentário