PROJETO ITINERANTE VALORIZA ACERVO HISTÓRICO DE TATUÍ

Foto: Projeto já passou por várias escolas do município.

EDIÇÃO 2280 – 18-5-2024

         As escolas da Rede Municipal de Educação recebem, desde o mês passado, o projeto “Museu Audiovisual e Exposição Itinerante”, com itens do acervo histórico e cultural da Produtora Machado. A iniciativa faz parte das atividades da “22ª Semana Nacional de Museus”, com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. O projeto procura difundir e preservar o acervo histórico e cultural de Tatuí. Além disso, estabelece um elo entre passado e futuro, permitindo que gerações presentes e futuras conheçam e valorizem a rica cultura local. As próximas escolas a receber o projeto são a EMEF “José Menezes Bueno” (dia 17 de maio), EMEF “João Florêncio” (dia 23 de maio) e EMEF “Firmo Antônio de Camargo Del Fiol” (dia 24 de maio).

         O acervo da Produtora Machado, de propriedade de Ademar Machado, abrange uma ampla gama de documentos históricos, incluindo fotos antigas, negativos, partituras de músicos tatuianos famosos, recortes de jornais e filmes em diversos formatos como 16mm, Super 8 e fitas VHS. Se destacam, ainda, registros das bandas locais, arquivos de carnavais e fotografias que representam a diversidade cultural, incluindo a comunidade LGBTQIAPN+, e até pessoas em situação de rua, que se tornaram figuras conhecidas da cidade.

         Uma parte significativa do acervo se encontra no Espaço Cultural Ademar Machado, onde ocorre o trabalho de preservação, restauração e publicação em mídia digital. Este espaço tem sido fundamental para facilitar o acesso ao patrimônio histórico da cidade. “Porém, manter esse acervo não é tarefa simples. Recentemente, um lote com mais de 300 fitas k7 foi recebido, contendo entrevistas feitas em Tatuí pelo radialista Wilson Bertrami nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Muitos dos entrevistados já faleceram, tornando essas gravações ainda mais valiosas e com a necessidade de tratamento, limpeza e digitalização, para garantir a preservação e acesso no futuro”, comenta Ademar Machado.

Deixe um comentário