Foto: Exposição apresenta um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
EDIÇÃO 2278 – 4-5-2024
Até o dia 12 de maio, o Museu “Paulo Setúbal” de Tatuí sedia a exposição “História do EPI”, promovida pelo Grupo BT, que celebra 60 anos de atuação no mercado. A mostra apresenta um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes, e enfatiza a importância do uso desses equipamentos, a evolução dos eventos de segurança do trabalho e o crescimento da tecnologia ao longo dos anos.
De acordo com os organizadores da exposição, os EPIs são dispositivos ou produtos destinados à proteção individual dos trabalhadores contra riscos que possam ameaçar sua segurança e saúde. A história desses equipamentos remonta aos primórdios da humanidade, quando os primeiros seres humanos já buscavam proteção, utilizando vestimentas de pele de animais e armas rudimentares contra os perigos do ambiente. No Brasil, a história dos EPIs teve início em 1943, com o Decreto Lei n° 5.452, que determinou a obrigatoriedade do fornecimento de EPIs em determinadas atividades profissionais, visando proteger as equipes de trabalho e prevenir acidentes.
A exposição pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. O Museu de Tatuí localiza-se na Praça Manoel Guedes, 98, na região central da cidade.
Sobre o expositor
Fundado em 1964, como “Borrachas Tatuapé”, o Grupo BT é reconhecido pela expertise em saúde e segurança do trabalho. Com décadas de experiência, estabeleceu parcerias com as principais marcas de EPIs, transformando-se em um dos líderes na distribuição de equipamentos de segurança. Além disso, promove a conscientização e o conhecimento nesta área, através de eventos e atividades educativas.


