SUSTENIDOS EXTINGUE CURSO DE INICIAÇÃO MUSICAL NO CONSERVATÓRIO

EDIÇÃO 2275 – 13-4-2024

         A Organização Social Sustenidos decidiu que, a partir de 2024, estão encerradas as matrículas para o curso de Iniciação Musical no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. A grade curricular da escola prevê Curso de Musicalização Infantil, para crianças de 4 e 5 anos, com duração de 4 semestres. E Iniciação Musical, para crianças de 6 a 8 anos, com duração de 6 semestres. Neste curso, os alunos aprendem Consciência Corporal, Prática de Conjunto, Prática Vocal e Treinamento Auditivo.

         Na quarta-feira (10), a reportagem do Jornal Integração solicitou informação ao Conservatório sobre os cursos atualmente ministrados e foi enviada a seguinte resposta: “Nós recebemos alunos a partir de 08 anos e tem que aguardar abertura de Edital para Novos Alunos e fazer inscrição online. A previsão de abertura só no final do ano (2024). Ficar atento ao site do Conservatório”.

         Consequências – Um experiente professor do Conservatório, que prefere ficar no anonimato, explica que o método de aprendizado para curso de Iniciação Musical para os alunos de 4 a 8 anos é fundamental para o método pedagógico. Da forma como sempre funcionou, com inscrições até 2023, permite a alunos de Tatuí e outros interessados a oportunidade de aprender música clássica no Conservatório. O então diretor Antonio Carlos Neves Campos, que dirigiu a escola por 24 anos, mantinha alunos em lista de espera, para casos de desistências. O tatuiano se preocupava em manter sempre ativo o Curso de Iniciação Musical. Alunos de Tatuí, sem exceção, durante todos esses anos passados, tinham a oportunidade de se matricular no Conservatório. Esse método, para uma analogia simples, funciona como uma “verdadeira peneira, aplicada na descoberta de talentos no futebol”. E a finalidade do Conservatório, além de descobrir talentos e virtuoses da música clássica, é também ambientar as crianças e prepará-las para seguir no ensino musical de alta performance.

         Esse professor contou à reportagem do Jornal Integração que, a partir dos oito anos, os alunos que frequentam o curso aprendem notas musicais e preparam-se para cursos mais avançados de ensino da música clássica. E o professor completa: esses alunos são direcionados à escolha de instrumentos de suas preferências, que já conhecem na Iniciação Musical. A partir desse estágio, passam a frequentar aulas práticas, ministradas por professores/músicos profissionais.

         Com a extinção do curso de Iniciação Musical, cerca de 150 alunos ainda estão matriculados, complementa o professor. E explica que a extinção do curso para crianças de 4 a 8 anos, além de tolher crianças de Tatuí a frequentar a escola, pode comprometer o método pedagógico sempre adotado pelo Conservatório.  Para esta fonte, em curto espaço de três anos, com o fim das turmas atuais de Iniciação Musical, o Conservatório de Tatuí não vai contar com alunos ambientados na própria escola, para continuar a frequentar ensino profissional e de alta performance. E acentua que orquestras brasileiras necessitam de músicos bem preparados e a principal função da escola, desde sua fundação, foi preparar alunos para que se projetem em suas carreiras artísticas.

Sustenidos divulga Orquestra Sinfônica

         Na quarta-feira (10), a Sustenidos divulgou um “press release” e informa que a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, composta por alunos e bolsistas, vai se apresentar em 2024, no Teatro Procópio Ferreira. A orquestra ficou desativada desde que a Sustenidos dispensou monitores que compunham os grupos musicais pedagógicos do Conservatório. A gestora da escola, no início do ano, abriu um edital para contratar músico profissional para regência da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A abertura foi no dia 2, encerramento dia 3 de janeiro e divulgação do vencedor no dia seguinte (4 de janeiro). Consta do site oficial que o vencedor é o “Duo Conexões Arte e Cultura Ltda”. e o valor R$ 100 mil. Nos concertos agora anunciados dia 10 de abril, para a imprensa, aparece como maestro o músico Emmanuele Baldini.

Deixe um comentário