PREFEITURA INAUGURA CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AO AUTISTA

EDIÇÃO 2275 – 13-4-2024

            Na sexta-feira (5), a Prefeitura de Tatuí inaugurou o Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista “Maria Lígia Miranda Cortese” (CMEAA), um espaço dedicado à inclusão, aprendizado e desenvolvimento, com capacidade de atender até 250 autistas com idade a partir dos 2 anos, que estejam regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação.

            Esta inauguração foi resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, com investimento total de R$ 1,4 milhão. Com 750 metros quadrados de área construída, em um terreno de 12 mil metros quadrados, a unidade está situada na Rua Orlando Floriano, s/nº, no Jardim Esplanada, e foi pensada para que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenha oportunidades de descobrir suas habilidades.

            Neste espaço, existem 26 salas de atendimento para oferecer um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento, incluindo serviços de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e serviço social. Os profissionais têm à disposição equipamentos de integração sensorial, cozinha experimental, brinquedoteca, simulação de atividades de vida cotidiana e escolar, musicoterapia e multimeios e banheiros adaptados para ostomizados, além de um jardim sensorial.

            “O CMEAA desempenha um papel crucial, fornecendo acompanhamento terapêutico pedagógico e apoio individualizado. Ele representa um compromisso e a garantia de que todas as pessoas com autismo tenham acesso a uma educação de qualidade, levando-as a alcançar seu pleno potencial, contribuindo de forma significativa para a sociedade”, destacou a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

            Será oferecido no contraturno da sala de aula regular, o acompanhamento terapêutico pedagógico aos alunos, inicialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam dificuldades em relação ao acesso, permanência e aprendizagem no contexto escolar. A diretora de Educação Especial da Secretaria da Educação, Rosângela Domingues, explica que todo o trabalho terapêutico acontecerá através de observações no ambiente escolar e de articulação com a escola, família e profissionais do Atendimento Educacional Especializado, sendo elaborado um Plano de Desenvolvimento Individual.

            “Os recursos e equipamentos nas diversas salas auxiliarão nas atividades sensoriais, despertando o interesse dos alunos em descobrirem novas formas, cores, sons e habilidades”, salientou a diretora do CMEAA, Ana Paula Camargo Bonassoli. Ela afirma que com a sala de multimeios, há várias possibilidades de recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e ao conhecimento, que favorecem o convívio social e o desenvolvimento da comunicação.

            Em seu discurso, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior parabenizou todos os servidores envolvidos nesta conquista e asseverou que “este é um momento de emoção e felicidade. Nosso município torna-se agora uma referência em todo o Brasil no atendimento de crianças e adolescentes autistas. Em Tatuí, trabalhamos e acreditamos na inclusão”, finalizou.

Foto:

Novo espaço tem capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir de 2 anos.

Deixe um comentário