EDIÇÃO 2275 – 13-4-2024
A “janela partidária”, período em que ocupantes de cargos no Poder Legislativo podem mudar de partido político, sem risco de perda de mandato, encerrou dia 5 de abril. Vereadores mudaram de partido e está definida a nova composição política, que compõe a Câmara Municipal de Tatuí. Até as eleições de 6 de outubro, o Poder Legislativo está assim composto: Antonio Marcos de Abreu (Republicanos), Cíntia Yamamoto (Partido Progressista), Eduardo Sallum (PT), Fábio Vila Nova (PSD), Fábio Menezes (Partido Liberal), Jairo “Pepinho” Martins (Partido Liberal), João Francisco de Lima Filho (Solidariedade), João Eder Alves Migues (União Brasil) José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos), Levi Pinto de Moraes (MDB), Luzia Aparecida Fermino (União Brasil), Márcio Antonio de Camargo (Partido Popular), Maurício Couto (PP), Micheli Vaz (PSD), Paulinho Motos (PSD), Renan Cortez (MDB) e Valdir Proença (Podemos). O vereador Renan Cortez é o novo líder do prefeito na Câmara e o vice-líder é Eduardo Perbelini.
Esta composição foi apurada pela reportagem do Jornal Integração. Dos 17 vereadores da Câmara Municipal, até o momento, nove foram para legendas que apoiam o prefeito Miguel Lopes para a reeleição. Seis constam do grupo político da pré-candidata Alessandra Vieira de Camargo. E o Partido dos Trabalhadores (PT) conta com a cadeira de Eduardo Sallum, também pré-candidato a prefeito pela sigla Lula3. Fica indefinida apenas a cadeira ocupada pela vereadora Luzia Aparecida Fermino. Ela está filiada no União Brasil, sigla que apoia Alessandra. No entanto, é suplente da vereadora Gabriela Xavier (Podemos), que se encontra de licença-maternidade e, se assumir, apoia o prefeito Miguel Lopes.
Dados eleitorais de Tatuí
Até terça-feira (9), o Cartório Eleitoral de Tatuí (140ª Zona Eleitoral), na Rua Juvenal de Campos, 327, contabilizava 90.608 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 6 de outubro de 2024. Esse número pode mudar até o dia 8 de maio, prazo final para eleitores tirarem o título e regularizarem a situação eleitoral para votar no pleito municipal. Quem estiver com o título cancelado, bem como aquelas pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até 8 de maio para resolver a pendência.
A eleição municipal de Tatuí vai ser presidida pelo Juiz Eleitoral Fabrício Orpheu Araújo e o Promotor Eleitoral é Carlos Eduardo Pozzi. O Cartório Eleitoral está sob a chefia de Rodrigo Ricardo de Proença Soares.

