Foto: Museu da Imagem e do do Som Renato Ferreira de Camargo. (Créditos: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí)
EDIÇÃO 2274 – 6-4-2024
Nesta sexta-feira (5), 18 horas, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior inaugura o Complexo Cultural “Museu da Imagem e do Som – MIS de Tatuí Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”. A cerimônia será na Avenida Domingos Bassi, esquina com a Avenida João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca).
Esta obra voltada à cultura e acervo de registros históricos de Tatuí e seus ilustres cidadãos é uma significativa contribuição ao resgate de fatos passados, que tanto dignificam os protagonistas da construção do município. O MIS foi iniciado na administração da prefeita Maria José Vieira de Camargo, já falecida, e sua finalização ocorre na atual administração, com a supervisão do secretário Douglas Dalmati Alves de Lima (Cultura).
Antes do início desta obra cultural, o município perdeu a oportunidade de colher depoimentos e vídeos de cidadãos que vivenciaram os fatos mais relevantes para a história do município. O então ministro Celso de Mello (STF), em uma acertada sugestão, apontou a necessidade de Tatuí ter seu Museu de Imagem e do Som. Este apelo foi publicado, em manchete, na primeira página do Jornal Integração. Até o nome de “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” foi sugestão do ministro, acatado pelas autoridades locais.
Parceria do Museu – Ao participar do “1º Encontro Regional Pontos MIS” de 2024, em São Paulo, o Museu “Paulo Setúbal” de Tatuí garantiu mais um ano de parceria junto ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Nesse evento representaram a Prefeitura de Tatuí Cristiano Guimarães de Camargo, Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará e Rogério Miranda. O encontro teve como objetivo discutir questões relacionadas a financiamentos e fontes de recursos culturais, com destaque para o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB). O museu de Tatuí é a sede do “Pontos MIS”, programa de formação e difusão cultural. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, que visam a formação de novos públicos na área cultural.


Visita à Tatuí – André Sturm, diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e a supervisora Fabíola Cavalcanti, do Pontos MIS, visitaram o Museu Paulo Setúbal. Cristiano Camargo informou aos visitantes que o MIS de Tatuí e o Memorial do Rugby, a ser inaugurados nesta sexta-feira, passam a formar o bloco cultural, com integração ao museu da Praça Manoel Guedes.

