Foto: Novo espaço conta com farmácia exclusiva para medicações psicotrópicas.
EDIÇÃO 2273 – 30-3-2024
Na sexta-feira (22), a Secretaria Municipal da Saúde inaugurou as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), exclusivo para pacientes portadores de transtornos psiquiátricos, agora na região central da cidade, na Rua Maneco Pereira, 570. A nova sede substitui as internações tradicionais por um modelo que favorece o exercício da cidadania, da autonomia e da inclusão social dos usuários e seus familiares.
Mais amplo e estruturado, o prédio possui salas para atendimento individual e grupos de psicologia; espaço de convivência; sala e posto de enfermagem; três consultórios médicos; sala de terapia ocupacional; recepção; sala de coordenação; sala de serviço social; refeitório; horta; sala de medicação de alto custo e farmácia exclusiva para medicações psicotrópicas.
“Parabenizo a toda a equipe que organizou este espaço super adequado para aqueles que mais precisam. Seguimos promovendo o cuidado a partir de um tratamento respeitoso e humanizado, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior durante seu discurso no ato inaugural.
Para realizar cerca de 26 mil atendimentos anuais, o CAPS-II possui uma equipe multiprofissional composta por sete psiquiatras, dois assistentes sociais, três psicólogos, enfermeira, duas técnicas de enfermagem, dois farmacêuticos, educadora física e terapeuta ocupacional. Os usuários são atendidos em grupos, oficinas, individualmente e através de visitas domiciliares.
De acordo com Cíntia Scaglioni, diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Prefeitura, o CAPS-II é um serviço de saúde criado com o objetivo de promover o cuidado em liberdade e a integração social de pessoas em sofrimento psíquico. Os atendidos recebem o Plano Terapêutico Singular (PTS), que além do próprio indivíduo, atende sua família, tornando o tratamento mais eficaz.
O novo CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, de forma prioritária para pessoas com sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais. A farmácia exclusiva para medicações psicotrópicas, atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.
Em 2023, foram realizados 26.450 atendimentos no “CAPS-II”. Atualmente, a unidade recebe diariamente cerca de 15 pessoas, que buscam o serviço pela primeira vez, e no mês, ocorrem cerca de 2.300 atendimentos. Para atender essa demanda e facilitar o acesso da população, optou-se pela mudança de prédio, num espaço mais amplo e adequado.
