DENGUE AINDA SOB CONTROLE EM TATUÍ

Foto: Apesar da grave situação no Brasil, Tatuí ainda mantém a doença causada pelo mosquito “Ades Aegypti” sob controle.

EDIÇÃO 2273 – 30-3-2024

            No período de 15 de fevereiro a 20 de março, o município de Tatuí registrou 41 novos casos de Dengue, 22 importados (contraídos em outras localidades) e 19 autóctones (contraídos na própria cidade). Os dados foram divulgados na quinta-feira (21), no Paço Municipal, durante a reunião mensal da Secretaria de Saúde, para debater as ações de combate ao mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da doença.

            De acordo com o Setor de Combate à Dengue, este número está dentro da normalidade para o período epidêmico, que segue até o mês de maio e favorece o aumento de focos do mosquito. No entanto, os responsáveis continuam a solicitar atenção da população quanto às medidas de prevenção e, especialmente, para que permitam a entrada dos Agentes de Controle de Endemias em suas casas ou comércios, a fim de que sejam feitos os controles de criadouros e as nebulizações portáteis.

            É preciso manter sempre limpas as casas, quintais, terrenos e garagens, retirando todos os entulhos e objetos que possam acumular água, como garrafas, baldes, pneus, vasos e latas. É necessário ainda tampar bem as caixas de água, limpar calhas, piscinas e ralos e sempre trocar a água dos animais de estimação. O descarte de materiais que podem acumular água e transformar-se em criadouros do mosquito “Aedes Aegypti” deve ser feito nos Ecopontos. O munícipe também pode denunciar terrenos sujos e abandonados ou casas recém-construídas, sem moradores e com piscinas sujas, pelo endereço: tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou fones: 0800-770-0665, 3251-3576 e 3305-8855.

            As unidades básicas de saúde (UBS’s) atendem todas as pessoas com suspeita de Dengue. Aqueles que apresentarem febre, acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou no fundo do olho, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendmento (UPA).

Deixe um comentário