DENGUE AINDA SOB CONTROLE EM TATUÍ

Foto: Equipes de saúde estão preocupadas com avanço da dengue em Tatuí.

EDIÇÃO 2269 – 24-2-2024

            Na quinta-feira (15), no Paço Municipal, ocorreu a segunda reunião do ano para discutir e avaliar as ações de combate à dengue em Tatuí. Neste encontro, o Setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram registrados vinte casos da doença na cidade desde o início do ano, 13 em janeiro (quatro autóctones, contraídos em Tatuí, e nove importados, contraídos em outras localidades) e sete em fevereiro (quatro autóctones e três importados).

            Em vídeo divulgado na Internet há duas semanas, a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, disse que até o dia 7 deste mês, haviam sido registrados quinze casos da doença. Portanto, no período de apenas uma semana, foram notificados mais cinco casos. O período epidêmico da dengue, que segue até o mês de maio, com chuvas e temperaturas elevadas, contribui no aumento de focos do mosquito “Aedes Aegypti”, transmissor da doença. A Prefeitura está em alerta e trabalha no sentido de controlar os focos, para evitar um novo surto de dengue no município, como o que ocorreu em 2021.

            Na reunião da semana passada, a coordenadora Juliana Costa ressaltou que o “Plano de Contingência” contra a dengue somente será realmente efetivo se a população se unir ao Poder Público no combate ao mosquito. “O munícipe deve se conscientizar e fazer a sua parte, colaborando com a limpeza de residências e terrenos e praticando as medidas de prevenção em seus quintais. Além disso, é imprescindível que permita a entrada dos Agentes de Controle de Endemias em sua casa ou comércio, para o controle de criadouros e nebulização portátil”, alertou Juliana.

            Sandra Cardoso Sanches, representante da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, participou da reunião e falou sobre a implantação do Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo do Estado de São Paulo, para definir estratégias e ações de combate ao mosquito. Ela alertou que nas regiões de Sorocaba e Itapetininga, que inclui Tatuí, o número de casos positivos de dengue está aumentando a cada dia deste novo ano, inclusive com o sorotipo 2 circulando na cidade de Porto Feliz.

            O descarte dos materiais que podem acumular água e transformar-se em criadouros do mosquito “Aedes Aegypti” deve ser feito nos Ecopontos. A lista com os dias, horários e locais de funcionamento está disponível no endereço eletrônico: www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/. O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados ou casas recém-construídas, sem moradores e com piscinas sujas, pelo endereço: tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou fones: 0800-770-0665, 3251-3576 e 3305-8855.

Deixe um comentário