CAMPANHA DA FRATERNIDADE COMPLETA 60 ANOS E ABORDA “AMIZADE SOCIAL”

EDIÇÃO 2266 – 3-2-2024

Cartaz da “Campanha da Fraternidade 2024”.

         O ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da “Campanha da Fraternidade”, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema escolhido para esta edição é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a Páscoa, direcionada à conversão pessoal e comunitária. Desde o ano de 1964, quando nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, ela “contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos em prol da transformação de situações injustas e não cristãs”, destaca o site da CNBB. A campanha começa no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, e coincide com o tempo da Quaresma, de arrependimento e conversão.

         Em depoimento ao site “Vaticano News”, o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB nacional, disse que o tema da campanha de 2024 foi escolhido dois anos antes. De acordo com o padre, a campanha lembra a importância de abordar o tema da amizade social com base na Encíclica “Fratelii Tutti”, escrita pelo Papa Francisco e publicada em outubro de 2020. O religioso destaca que este documento é “o pano de fundo de toda a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2024”. O tema e lema da “CF 2024” refletem a preocupação do episcopado em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo. Propõe também um convite de conversão à amizade social e à vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

         No cartaz, a comunidade é representada por uma casa, local onde são acolhidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa estão personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens. O Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social através de sua Encíclica “Fratelli Tutti”, mostrando que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos. O Papa utiliza a cruz de Dom Helder Câmara, recordando as semelhanças entre os dois homens de fé, que colaboraram e colaboram com a história da Igreja no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário