EDIÇÃO 2265 – 27-1-2024
A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi clicada em 1992, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, e mostra a equipe do Grêmio Esportivo 400, representante do tradicional Bairro 400, em Tatuí, que classificou-se para as semifinais da “Copa Tatuí de Futebol” daquela temporada, promovida pela Divisão Municipal de Esportes (DME). Há muitos anos, o G.E. 400 – que já chegou a conquistar o “Campeonato Amador” – não disputa mais as competições de futebol da cidade, trazendo saudade aos seus torcedores. Confira a escalação: em pé, da esquerda para a direita, vemos Fábio Barbosa, Juba, Lucas, Marinho, Preto, Polaco, Fábio de Souza e o técnico Ademir Marciano. Agachados, nesta mesma ordem, estão Fio Pintor, Helinho, Nino, Fantomas e Marquinho Serra. O garotinho com o boné, agachado, é o Ricardinho Marciano, que se transformaria, no futuro, em um dos grandes artilheiros do futebol de Tatuí e região. E lá se vão 32 anos, o tempo passa…

A coluna “Tatuí e Sua História” até a última edição publicou reminiscências de jornais que circularam em Tatuí no período de 1899 a 1940. Esta coleção foi doada pelo jornalista João Padilha, que militou na imprensa tatuiana nas primeiras décadas do século passado e manteve o acervo em sua casa, em São Paulo. São diferentes jornais e seus respectivos editores (Jornal Cidade de Tatuhy, Ridendo, O Comércio, Jornal de Tatuí, entre outros).
A partir dessa semana, a coluna inicia publicações desde a primeira edição do Jornal Integração, que circulou em 24 de dezembro de 1975. A história que agora vai ser contada pelo semanário, remete a um passado recente e muitos protagonistas ainda estão vivos. Os leitores e assinantes do Jornal Integração vão ter a oportunidade de recordar fatos históricos da cidade. As reminiscências do Jornal “O Dezessete”, semanário satírico doado ao Integração pelo assinante Athala Salomão José Schaira, e uma nota da coleção do João Padilha continuam a ser publicadas.
INTEGRAÇÃO HÁ 48 ANOS
Notícias extraídas do Jornal Integração, da edição nº 1, de 24 de dezembro de 1975.
O SUCESSO DO FESTIVAL DA SERESTA
Realizou-se dia 6 do corrente, na Praça Antonio Prado (Concha Acústica), em Tatuí, o VI Festival da Seresta, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado em convênio com a prefeitura local. Organizado pelo Conservatório Musical “Dr. Carlos de Campos”, o festival teve pleno êxito, tanto no que diz respeito às apresentações, quanto aos milhares de espectadores presentes. A apresentação coube a Salomão Júnior. O resultado do festival foi dado pela Comissão Julgadora, constituída por Henrique Lobo, jornalista e crítico musical; Antonio Carlos Neves de Campos; Mário Fricarelli; Luís Rodrigues Machado; Nelson Cruz; e pelo juiz federal Laurindo Dias Minhoto Neto. Homenagem – Na ocasião, foi homenageado o compositor e músico tatuiano “Bimbo” Azevedo, autor da valsa “Dirce”, que contribuiu para que a música brasileira fosse conhecida no exterior. Convidados – Estavam presentes ao festival o “cantor das multidões” Orlando Silva, Carlos Galhardo e Altamiro Carrilho que, com sua flauta, fez a plateia vibrar com as músicas “Tico-Tico no Fubá”, “Carinhoso” e “Urubu Malandro”. José Carlos de Moraes, o “Tico-Tico”, fez a cobertura jornalística para a TV Bandeirantes e recebeu uma placa de prata oferecida pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos”, com os seguintes dizeres: “Alegria ao comunicar, ajuda a humanizar São Paulo – Tico-Tico”. Ildélio Martins, ex-deputado federal, também estava entre os presentes. A Presença da Rádio – A Rádio Difusora de Tatuí transmitiu integralmente o Festival. Esteve representada por Fábio Amaral Campos, seu diretor, pelos locutores José Vicente da Cruz e Juraci Oscar, e por Aldrovando Vicente Parisi, supervisor técnico.
PAPAI NOEL MORA EM TATUÍ
Os 28 anos de idade, os 110 quilos e a altura de 1,72m transformaram Antonio José Siqueira Vieira, que também é funcionário da Cesp, no popular Papai Noel de Tatuí. Este ano, “Papai Noel” José Antonio lançou a campanha dos 1.000 quilos de balas, para a qual trabalhou o ano inteiro. Auxiliado pelo comércio e pelo povo, conseguiu 1.300 quilos, que serão distribuídos à criançada na noite de Natal. Alegre, José Antonio “Papai Noel” não esconde sua admiração pelas crianças e desabafa: “minha maior alegria é estar rodeado pela garotada desta cidade”.
UMA ÁRVORE DE NATAL ESTÁ MORRENDO
O restabelecimento da árvore de Natal de Tatuí, que há alguns anos foi atingida por um raio, ainda não está completo. Ela continua doente. Por esse motivo, para manter a tradição da cidade, o professor Paulo Ribeiro, prefeito municipal, vem elaborando há dois anos uma árvore substituta; diferente apenas por ser artificial. Com a mesma altura da original e trazendo os mesmos enfeites, esta veio continuar a tradição natalina da cidade. Localizada no Jardim da Santa, com 36 metros de altura e 7.500 lâmpadas coloridas, é motivo de orgulho para os tatuianos, pois seu porte e beleza atraem curiosos e saudosistas, incentivando o comércio e o turismo da cidade.
LANÇADO O LIVRO “ESPARSAS” DE JOSÉ TEIXEIRA DE ALMEIDA
Realizou-se no último dia 13, no Alvorada Club de Tatuí, o lançamento do livro “Esparsas”, do escritor tatuiano José Teixeira de Almeida. O livro foi impresso na Gráfica Studio 2, de Ivan Gonçalves. Às 16 horas, apesar da chuva, iniciou-se a tarde de autógrafos. O livro de poesias e crônicas obteve o esperado êxito e foi grande o número de pessoas presentes que levaram seu cumprimento ao autor, o “Coronel do Sertão”. Representantes da Rádio Difusora local e jornal “O Progresso de Tatuí” compareceram ao evento, contando com a presença dos locutores Juraci Oscar, Paulo “Vagalume” e do jornalista Vicente Ortiz de Camargo. A dupla sertaneja “Arizona e Horizonte” deu colorido ao acontecimento, com suas músicas típicas e bem interpretadas.
TATUÍ: PLANOS DA PREFEITURA PARA 1976
Boias-Frias – Fenômeno bastante típico em cidades interioranas, o boia-fria é uma espécie de empregado contratado por um preço e um serviço temporários. Segundo o prefeito Paulo Ribeiro, já está sendo pleiteada, junto à Secretaria do Trabalho, uma área de lazer para os boias-frias, visando a sua perfeita integração à cidade. Ex-coordenador do Serviço Social do Menor e Catedrático de Geografia no Instituto de Educação Barão de Suruí, o prefeito acredita que “investindo no homem, o resto vem por conta própria”.
150 CRIANÇAS RECEBEM A COMUNHÃO
No último dia 8, domingo, 150 crianças receberam o sacramento da Comunhão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O cônego Teotônio dos Reis e Cunha celebrou a missa com a igreja lotada de fieis. Após a cerimônia religiosa, foi servido lanche a todas as crianças na Casa Paroquial.
JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição de 23 de junho de 1923
ANIVERSÁRIO – Festejou no dia 21 do corrente o seu aniversário natalício a exmª srª d. Maria Odette Campos Azevedo, digna esposa do ilustre facultativo, sr. dr. João Dalmácio de Azevedo, residente em São Paulo. Entre as inúmeras felicitações recebidas, queira juntar mais as que envia a “Cidade de Tatuhy”.
JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959
PORTARIA – Foi baixada uma portaria, proibindo a entrada no cinema sem paletó, isto porque as pulgas, sem agasalho, poderão se resfriar ou pegar pneumonia. Agora podem fazer o barulho que quiser, contanto que estejam de paletó. Que se obrigue a entrar de paletó no cinema é até muito justo, mas por que não obrigam primeiramente o dono do cinema a por ar condicionado? Quer dizer que a saúde e o bom comportamento do povo não importa, desde que entrem bem vestidinhos?


