EDIÇÃO 2264 – 20-1-2024
Na quarta-feira (17), em cerimônia na Prefeitura Municipal, a secretaria Marília Marton (Cultura) e o prefeito Miguel Lopes anunciaram o lançamento de dois polos do Projeto Guri para funcionar em Tatuí. O programa será administrado pela Santa Marcelina Cultura e contará com as unidades “Polo Guri Tatuí” e “Guri nas Escolas”. Ambas funcionarão na Escola “Senna em Ação”, na Rua Ernesto Nazaré, 191, Jardim Planalto. Os polos recebem inscrições no período de 2 de fevereiro a 22 de março, diretamente no local. Todas as atividades são gratuitas, e para participar, não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento musical, que a Secretaria Estadual da Cultura se incumbe de equipar as unidades.
A secretária da Cultura Marília Marton apresentou com entusiasmo a nova unidade musical na cidade e garantiu que nada vai mudar na administração do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí. A quase septuagenária escola é referência musical no País e, atualmente, passa por uma administração contrária a seus propósitos, segundo o professor José Coelho de Almeida, em entrevista concedida ao Jornal Integração sobre a gestão da O.S. Sustenidos. O maestro Coelho, na época da Ditadura Militar, foi o responsável pela expansão do Conservatório, com a criação de área de arte dramática e até o curso de “Liuteria” (construção de instrumentos musicais), ainda em funcionamento. A escola adotou uma metodologia própria para o ensino musical no Brasil, com resultados excelentes na formação de profissionais e virtuoses. Para alcançar esse nível de profissionalismo, a escola tatuiana sempre foi regida pelo Decreto N. 52.687, de 5 de março de 1971, elaborado por músicos de alta performance pedagógica. Este decreto foi editado e assinado pelo então governador Abreu Sodré, e está em vigor até hoje (site Leis Estaduais). Para baixar esse decreto, que contou com o apoio do tatuiano Nelson Marcondes do Amaral, seu chefe de gabinete, e Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o governador Sodré se valeu de decreto-Lei, da Lei Estadual Nº. 9.717 e do Ato Institucional Nº. 8, todos editados na Ditadura Militar.
Prefeito Miguel – Durante a cerimônia, o prefeito Miguel Lopes enalteceu a secretária por mais esta conquista na área musical para o Projeto “Senna em Ação” e se referiu às melhorias implantadas no ensino em Tatuí. O “Senna em Ação” iniciou suas atividades na administração do então prefeito Joaquim Amado Veio Quevedo, já falecido. A iniciativa foi do professor Acassil José de Oliveira Camargo, com auxílio do professor Quincas. Acassil, ao moldar o projeto, que nasceu com o nome de “Alfa”, emprestou gratuitamente para seu funcionamento, as instalações da Faculdade de Filosofia (hoje, Objetivo), ao lado da Pista Municipal de Esportes, na Rua Professor Oracy Gomes. A ideia era abrigar alunos da rede pública, no contraturno escolar e oferecer esporte, arte e outras atividades às crianças das escolas públicas. O projeto atendia 600 alunos de manhã e igual número no período da tarde. A previsão do professor Acassil era expandir esse projeto para quatro unidades na cidade (norte, sul, leste e oeste).
Na quarta-feira (17), durante sua explanação, o prefeito Miguel Lopes diz que recebeu o Projeto “Senna em Ação” abandonado e funcionando em área imprópria. E que em sua gestão, como secretário da Educação e como prefeito, conseguiu fazer atingir um nível de alta relevância para alunos das escolas públicas e tornou-se até em laboratório experimental para inovadoras atividades escolares implantadas pela Prefeitura.
Projeto Guri em Tatuí
O “Polo Guri Tatuí” oferecerá aulas nas segundas e quartas-feiras, no período vespertino, abertas à comunidade. Com 60 vagas disponíveis, as turmas de Musicalização e Iniciação Musical serão agrupadas da seguinte maneira: Musicalização (4 a 5 anos) – 16h30 às 17h30, Iniciação Musical (5 a 6 anos) – 17h30 às 18h30 e Iniciação Musical (6 a 7 anos) – 18h30 às 19h30.
O “Guri nas Escolas” atenderá crianças de 6 a 10 anos e oferecerá aulas às segundas-feiras, no período vespertino, destinadas exclusivamente aos estudantes em contraturno da Escola “Senna em Ação”. Com total de 75 vagas, as turmas de Prática Vocal serão distribuídas em três turmas, nos seguintes horários: 13h30 às 14h30, 14h30 às 15h30 e 15h30 às 16h30.
Para se inscrever, basta comparecer no polo, acompanhado por um responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
O Guri atende cerca de 70 mil crianças e adolescentes por ano, em mais 400 unidades de ensino, localizadas em quase 300 cidades do Estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura, e desde sua criação, no ano de 1995, já beneficiou mais de um milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

