EDIÇÃO 2263 – 13-1-2024
QUEM SOU EU? FUI MINISTRO DA JUSTIÇA, MINISTRO DO STF, PGR, SENADOR E PRESIDENTE DA REPÚBLICA! POSTERIORMENTE, FUI JUIZ DA CORTE PERMANENTE DE JUSTIÇA INTERNACIONAL, DA LIGA DAS NAÇÕES!
RESPOSTA DA EDIÇÃO 2262– 6-1-2024
Chiquinha Rodrigues – professora e escritora! Participou da Revolução Constitucionalista de 1932. Elegeu-se deputada estadual em São Paulo em 1936 ! A “causa paulista” e a honra de servi-la constituíram motivo de feliz inspiração quando concebeu e criiou a “Bandeira Paulista de Alfabetização” em 1933, movimento que dirigiu até o momento culminante da sua vida, quando fui chamada de volta à Casa do Senhor, fazendo-o com objetivo altruístico de criar escolas primárias, profissionais e clubes agrícolas por todo o Estado. Sua intenção, consistia em levar educação, especialmente para as áreas rurais !
Como fundadora do movimento “Bandeira Paulista de Alfabetização”, viajou por diversas cidades interioranas de São Paulo, para fazer a divulgação dessa nobre causa educacional. Esse movimento de alfabetização fundado e dirigido por Chiquinha Rodrigues teve enorme impacto no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Como presidente dessa entidade, fundou 3.859 escolas primárias, 15 escolas profissionais, 39 clubes agrícolas e propiciou 185 horas escolares. Além disso, distribuiu 25.895 livros didáticos, 1.649 folhetos educativos sobre agricultura e higiene, e 389 objetos de utilidade escolar. Seu filho, Sílvio Rodrigues, brilhante autor e foi Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP (Arcadas do Largo São Francisco). Hoje, no bairro do Itaim Bibi, há uma rua importante denominada Rua Bandeira Paulista! Além de deputada estadual, também exerceu o cargo de prefeita de Tatuí. Deixou como legado a autoria de vários livros e textos sobre matéria educacional.



