“QUINTAL DO DITINHO ROLIM” PRESTA HOMENAGEM A SERESTEIRO

Foto: Ditinho Rolim, expoente da música e seresta tatuiana, faleceu em 2003.

EDIÇÃO 2260 – 16-12-2023

         Neste domingo (17), das 15 às 17 horas, no “Monumento dos Seresteiros”, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), o projeto “Quintal do Ditinho Rolim” irá prestar homenagem a esse cantor e músico, apreciador da seresta, que faleceu há vinte anos. O evento é aberto ao público e terá participação do grupo “Seresteiros Com Ternura”.

         O projeto tem como objetivo a proteção e a preservação das memórias, raízes, cultura e musicalidade do povo tatuiano. Michelle Rolim, neta de Ditinho Rolim, destaca que “esse evento inédito, tendo como palco o monumento que salvaguarda a memória dos seresteiros, dentre eles o meu avô, é um grande momento para a família, que luta pela valorização de sua memória”. De acordo com familiares, a voz de Ditinho “parecia um rouxinol e abrilhantava as noites e as festas por onde passava”.

         Benedito Sebastião Rolim, conhecido como “Ditinho Rolim”, nasceu em Tatuí, e aqui construiu sua história musical, participando das orquestras que abrilhantavam os bailes dos clubes “Tatuiense”, “Recreativo Operário”, “Sociedade Recreativa”, “1º de Setembro” e “Princesa Isabel”. Participava ainda das noites carnavalescas e das serenatas da “Capital da Música”.

         Seu funeral – que ocorreu em 13 de dezembro de 2003 – foi acompanhado por grande multidão, repleta de amigos, familiares e companheiros da música. Em sua homenagem, foi construída uma escultura que integra o monumento “Os Seresteiros”, localizado na Praça Manoel Guedes.

Deixe um comentário