EDIÇÃO 2259 – 9-12-2023
Por Rogério Lisboa
BASQUETE DE TATUÍ É VICE-CAMPEÃO PAULISTA
No domingo (3), em Santos, no litoral paulista, a equipe profissional adulta de basquete de Tatuí, orientada pelo técnico William Drudi, sagrou-se vice-campeã paulista de basquete do “Campeonato Paulista Masculino Adulto da 1ª Divisão”, promovido pela Federação Paulista de Basquete (FPB). A partida decisiva, a exemplo do ano passado, foi disputada contra Santos, que venceu por 75 a 60. Com 24 pontos, Igor Araújo foi o cestinha de Tatuí. A fase final da competição reuniu ainda as equipes de Sorocaba e São Caetano.
Pelo fato de ter realizado a melhor campanha da fase classificatória, com doze vitórias (duas contra a própria equipe campeã) e somente duas derrotas em 14 jogos, havia expectativa de que Tatuí pudesse sediar a fase final. No entanto, a Federação Paulista preferiu mais uma vez realizar o “Final Four” em Santos. Na semifinal, na sexta-feira (1º), Tatuí derrotou São Caetano pelo placar de 82 a 72. Neste jogo, os destaques foram Rafael Castellon (cestinha com 24 pontos), Jalen Jones (20 pontos, oito rebotes e assistências) e William Drudi (duplo-duplo, com 11 pontos e 12 rebotes).
Foi a quarta final consecutiva de Tatuí no “Paulista”. A equipe entra agora em recesso e retorna às atividades na primeira semana de janeiro, já se preparando para o “Campeonato Brasileiro” de 2024. “O Basquete de Tatuí é um dos orgulhos da nossa cidade e esta foi uma temporada digna do melhor basquetebol: um grupo coeso, unido e focado que nos presenteou com grandes partidas. Parabéns a todos os atletas pelo excelente resultado e ao treinador Willian Drudi, que conduziu com maestria todos os treinos e jogos”, comemorou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.
SAN RAPHAEL VENCE COPA TATUÍ DE FUTEBOL
Na noite da quinta-feira (30), no Estádio “J. R. do Amaral Lincoln”, do Esporte São Martinho, ocorreu a decisão da “Copa Tatuí de Futebol 2023”, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes. A equipe do San Raphael conquistou o título, após derrotar o Bola + 1 pelo placar de 3×1. Os gols do San Raphael foram assinalados por Allan (2) e Lucas e o Bola + 1 descontou com Guilherme. Lucas Siqueira e Rodrigo Gomes, ambos do San Raphael, foram premiados, respectivamente, como artilheiro e melhor goleiro da competição.
A “Copa Tatuí” reuniu 12 equipes e todos os jogos foram disputados no Estádio do São Martinho. O Grêmio Esportivo Americana terminou em 3º lugar e a Lanchonete do Gordo ficou com a 4ª colocação. Em quinze jogos, foram assinalados 48 gols, média de 3,3 por partida. A competição foi disputada por 269 atletas.
TUBARÃO CONQUISTA CAMPEONATO DE VERÃO
Na sexta-feira (1º), no Estádio “Menotti de Campos”, a equipe do Tubarão conquistou o “27º Campeonato de Futebol de Verão”, promovido pela diretoria do Santa Cruz Futebol Clube, após vencer o Inter Paulistano pelo placar de 1×0. O único gol do jogo ocorreu após cobrança de lateral de Jarbas em direção à área. A bola desviou na cabeça de um dos zagueiros do Inter Paulistano e foi para o fundo da rede.
Marquezin, do Inter Paulistano, foi premiado como artilheiro, com quatro gols, e Marconi, do Tubarão, ficou com o troféu de melhor goleiro. Além dos troféus e medalhas, as equipes finalistas ganharam prêmios em dinheiro (R$ 2.000 ao campeão e R$ 1.000 ao vice).
BANGU GOLEIA NA DECISÃO DA COPA MASQUESPAN
No sábado (2), a equipe do Bangu sagrou-se campeã da “5ª Copa de Futebol Masquespan Colina das Estrelas”, após golear o Botafogo por 7×0, gols de Ediel (3), João Paulo, Renato Mantovani, Sérgio Ferreira e Renato Cabeça. A partida foi disputada no Estádio “Colinão”, daquele condomínio residencial, e o Bangu conquistou o título invicto, com cinco vitórias e dois empates em sete jogos. Marcou 16 gols e sofreu somente dois. O certame reuniu seleções compostas por condôminos e convidados e batizadas com nomes de equipes cariocas. O troféu de campeão recebeu o nome de “Neto Orlando”, em homenagem ao advogado e esportista colinense, que faleceu há poucas semanas.
Após a partida, aconteceu a premiação dos melhores do campeonato. São eles: Filipe (Bangu – melhor goleiro), Bruno (Botafogo – artilheiro), Neto (Fluminense – revelação), Dila (Bangu – melhor atleta com mais de 40 anos), Ediel (Bangu – craque), Henrique Marteleto (melhor jogador da final), Fabinho (Fluminense – melhor “bagre”), Marquinho (Volta Redonda – melhor técnico).
A seleção do campeonato foi composta da seguinte forma: Goleiro – Filipe (Bangu); Lateral Direito – Serginho (Bangu); Zagueiros – Giovani (Botafogo) e Dila (Bangu); Lateral Esquerdo – Neno (Volta Redonda); Meias – Paulinho Casca (Bangu), Bruno (Botafogo), Henrique Marteleto (Bangu) e Jonhy (Volta Redonda); Atacantes – Ediel (Bangu) e Claudinho (Fluminense); Técnico – João Orsi (Bangu)
TATUIANOS DESTACAM-SE EM CORRIDA DE PEDESTRES
Dia 26 de novembro, a Equipe “Pé Vermeio”, da Prefeitura de Tatuí, comandada pelo técnico Eronides dos Santos, destacou-se na disputa da quarta e última etapa da “Corrida de Pedestres” em Salto de Pirapora, com a conquista de três troféus.
A atleta Ive Mariana Camargo Sad Belás terminou a prova de cinco quilômetros em 3º lugar na categoria geral feminina, com o tempo de 28 minutos e 51 segundos. Patrícia de Morais foi a 4ª colocada na categoria geral feminina, com o tempo de 28 minutos e 53 segundos. E a atleta Maria Lúcia Pierotti cruzou a linha de chegada na 2º posição da categoria 50/59 anos, com o tempo de 38 minutos e sete segundos. O atleta Carlos Pinheiro recebeu uma medalha e terminou a prova em 14º lugar na categoria geral masculina e 4º lugar na categoria 40/49 anos.
ATLETAS DE TATUÍ SOBEM AO PÓDIO EM SOROCABA
Dias 25 e 26 de novembro, a Equipe “Contra Tempo Running”, de Tatuí, levou 23 atletas ao Parque das Águas, para disputar a “6ª Maratona de Sorocaba”, com percursos de cinco, dez, 21 e 42 quilômetros. Trata-se da última maratona oficial do ano em São Paulo e considerada a mais plana do Estado, com menos de 150 metros de ganho altimétrico.
Os principais destaques da Equipe “Contra Tempo”, que subiram ao pódio, foram Mara Orsi (2ª colocada na categoria 50/59 anos na prova de 21 quilômetros, a “meia maratona”) e Maria Rosa dos Santos Módena (2ª colocada na categoria 50/59 anos na prova dos 10 quilômetros).
Os demais resultados foram estes: Daniel Luís Morales (6º lugar na categoria 18/29 anos – 10 quilômetros), Simone Moraes Ruivo (7º lugar na categoria 50/59 anos – 10 quilômetros), Mariane dos Santos Módena (8º lugar na categoria 30/39 Anos – 10 quilômetros), Luciana Ribeiro da Silva (8º lugar na categoria 40/49 anos – 21 quilômetros), Ana Lúcia Fernandes (8º lugar na categoria 50/59 anos – 21 quilômetros), Leila Grando Coelho (16º lugar na categoria 50/59 anos – 10 quilômetros) e José Carlos Ribeiro (17º lugar na categoria acima de 60 anos – 10 quilômetros).
Corrida na Ford
A Equipe “Contra Tempo Running” informou também a participação do atleta Diógenes Leite (foto) na “10ª Ford TGP Running”, corrida de quatro quilômetros realizada anualmente entre os funcionários da Ford. O evento foi promovido dia 28 de outubro, no campo de provas da montadora de veículos, em Tatuí, e Diógenes terminou em 3º lugar na classificação geral.
GERT ESTREIA COM TÍTULO NA CATEGORIA
VETERANÍSSIMA DA COPA RÁDIO

No domingo (3), no Estádio “Itatibão”, do Clube de Campo, ocorreu a finalíssima da categoria veteraníssima da “21ª Copa Rádio Notícias de Futebol Master”, promovida pela Central de Rádio, que reúne os atletas na faixa de 43 a 49 anos. A equipe do Gert, que estreou este ano na categoria, já conquistou seu primeiro título, após derrotar o Clube de Campo por 1×0. O gol da vitória foi assinalado pelo zagueiro Serginho, aos 18 minutos do primeiro tempo.
No intervalo da partida, o empresário Alexandre Grandino Teles, representando a direção da Rádio Notícias FM, homenageou esportistas de Tatuí com placas, pelos relevantes serviços prestados ao esporte da cidade. Foram agraciados Ariston Barbosa de França (lutador de MMA), Adriana de Almeida Bento Dias (judoca), João Batista dos Santos – João Mutreta (futebolista) e José Arnaldo Barbosa Vieira – Nardinho (futebolista).
Ao término do jogo, houve entrega de troféus e medalhas às equipes campeã e vice-campeã e premiação para o artilheiro da categoria (Vagner, do clube de Campo, e André, do Sete Copos, ambos com quatro gols) e ao melhor goleiro (Japão, do Gert). Para este domingo (10), a partir das 9h30, no Estádio “Menotti de Campos”, do Santa Cruz, está agendada a decisão da categoria super veteraníssima (atletas de 50 anos ou mais), entre Santa Cruz x Clube de Campo.









