“O PROFUNDO RESPEITO DE QUE O PROFESSOR É MERECEDOR”

EDIÇÃO 2259 – 9-12-2023

        O ministro aposentado Celso de Mello (STF) recebeu de uma pessoa de Tatuí vídeo de um professor sendo surrado por alunos em razão de ele haver atribuído notas baixas para referidos estudantes. Tudo leva a crer que essa postagem teria sido feita por um “extremista de direita”, pela forma distorcida e tortuosa com que pretendeu interpretar os ensinamentos do Professor Paulo Freire. Esse “extremista” fez  explícita apologia com o objetivo de absurdamente justificar o desrespeito desses alunos, sustentando, de modo equivocado, que “professores, em sua maioria, por seguirem princípios educacionais baseados em Paulo Freire, que criaram as cobras para serem picados”. O completo desconhecimento a respeito da obra educacional do Professor Paulo Freire levou o ministro tatuiano a fazer a seguinte reflexão:

…………………………..

        Eis o texto do ministro Celso de Mello: “PAULO FREIRE, um dos mais notáveis educadores brasileiros, autor da “Pedagogia do Oprimido” e da “Educação como prática de Liberdade”, entre outras obras de suma importância no campo da pedagogia crítica, sustentava que a finalidade primária e fundamental da escola consistia em ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. FALECEU em São Paulo, em 1997 ! 

        O vídeo mostra como a estupidez humana e a ignorância supina NÃO têm limite, pois esse “extremista de direita” –  que fez apologia dessa absurda e descabida interpretação, buscando legitimar a agressão criminosa sofrida por um Mestre nas mãos de seus alunos – põe-se ao nível degradante e sórdido de um “líder”, hoje tornado inelegível para gáudio da República, cujas diretrizes tal ‘extremista’ não tem pudor nem vergonha de aplaudir !!!

        A conduta desse “extremista de direita” permite associá-lo à expressão “asinina cogitatio” (“raciocínio de burro”, em latim), a que se referia, em sua obra “O Asno de Ouro”, o autor Lucius Apuleius, nascido em uma colônia romana no século II d.C.., na qual relata a história das metamorfoses humanas e expõe a situação de alguém que se transformou em um “asno” !!!  

        NADA MAIS APROPRIADO DO QUE PRESTAR, diariamente, máxima reverência, integral respeito e as melhores homenagens aos Mestres e Professores de nosso País ! 

        SÃO ELES, como agentes de uma pedagogia libertadora, pessoas fundamentais (a) na construção da cidadania em nosso País, (b) no desenvolvimento, avanço e consolidação do processo civilizatório em nossa sociedade e (c) na formação de uma consciência crítica que possibilita aos cidadãos a tomada de posição em torno dos graves problemas que nos afetam ! 

        SÃO também os Professores essenciais à edificação de uma sociedade fundada nos valores e no primado da liberdade, da responsabilidade, da igualdade, da fraternidade e da solidariedade! 

        A concepção da educação “como prática de liberdade” e de emancipação das pessoas tem no Professor um poderoso agente concretizador (e ator relevante) do pensamento crítico e libertário cuja atuação – disseminando o conhecimento – permitirá a transformação do conjunto da sociedade em pessoas livres da opressão, da ignorância e da servidão, qualquer que seja a natureza de que elas se revistam ! 

        O Professor, ao ensinar, também aprende. Daí a fala de Riobaldo, em “Grande Sertão: Veredas”, obra seminal de Guimarães Rosa: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, também aprende” !  

        Filho de Professores, sempre tive – como continuo a ter – máxima admiração e profundo respeito por todos os Mestres, em razão da elevadíssima missão que cumprem, com tanta dedicação, nobreza e sacrifício, no seio de uma sociedade livre e democrática”.

Ministro aposentado Celso de Mello e Presidente do Supremo Tribunal Federal (1997-1999)

Deixe um comentário