EDIÇÃO 2258 – 02-12-2023
A partir desta semana, estudantes do Conservatório de Tatuí decidiram iniciar uma greve em protesto contra o desmonte do alojamento da instituição. No local, residem bolsistas da escola de música. O anúncio sobre o fechamento do alojamento foi feito pela secretária estadual de Cultura, Marília Marton, e os estudantes receberam um e-mail, dizendo que devem desocupar o local até dia 31 de janeiro. No entanto, a paralisação foi parcial. Outros alunos ainda continuam assistindo aulas e os professores permanecem em atividade.
O Governo do Estado oferece auxílio-moradia de R$ 450 aos alunos para sair do alojamento e encontrar um local para ficar em Tatuí, enquanto estudam no Conservatório. Porém, os estudantes rejeitam o valor, considerado insuficiente para custear a estadia na cidade e garantir a continuidade dos estudos.
Governo finge-se de
surdo diante dos apelos
Com o apoio da Câmara Municipal de Tatuí, através do presidente Eduardo Sallum (PT), os alunos prejudicados já foram à Assembleia Legislativa e a imprensa dá ampla divulgação a esse fato. Segundo consta, a secretária da Cultura está irredutível e a OS “Sustenidos”, atual administradora do Conservatório, mantém firme propósito de desalojar estes estudantes.
Um leitor do Jornal Integração acha incompreensível o comportamento do governo paulista e de sua secretária de Cultura, e considera um gesto vergonhoso (e reprovável) de atrevido acinte e agressão a um valiosíssimo patrimônio cultural do povo de Tatuí, precisamente às vésperas da celebração histórica do bicentenário da fundação da cidade (1826/2026). O leitor observa que “governantes que desprezam a cultura ou que lhe relevam indiferença, ódio ou irresponsável desinteresse, merecem a reprovação, o desprezo e o desrespeito do povo a que deveriam servir com fidelidade, empenho e elevado espírito público. Estou certo, no entanto, de que as autoridades municipais de Tatuí (Prefeito e Senhores Vereadores), os nossos governantes estaduais e as forças vivas e responsáveis de nossa comunidade não ostentam esse comportamento desprezível, porque irão demonstrar o seu incondicional respeito ao povo tatuiano e serão os seus melhores representantes na defesa das artes e da cultura, o que os fará merecedores do nosso inteiro apoio e total respeito!!!”.

