Foto: Feira de artesanato e festival de música animam a principal praça da cidade.
ARTESANATO E MÚSICA NA PRAÇA DA MATRIZ
No período de 17 a 30 de novembro, das 9 às 20 horas, a Praça da Matriz recebe mais uma edição da tradicional Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, promovida pela Associação dos Artesãos de Tatuí, em parceria com a Prefeitura. E desta vez, a feira será acompanhada pelo Festival “Semana da Música”, com diversas atrações.
Além de ouvir boa música, a população poderá adquirir peças produzidas pelos artesãos de Tatuí, nas áreas de bordado, artigos em couro, costura, escultura, macramê, renda, pintura, patchwork, saboaria, souvenirs e bijuterias, dentre outras. Haverá ainda praça de alimentação, com a venda de salgados, sucos, acarajé, churros, crepe suíço e doces artesanais da “Terra dos Doces Caseiros”.
PRAÇA DO MUSEU RECEBE PROJETO COM O MELHOR DO “HIP HOP”
Neste sábado (18), das 13 às 17 horas, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), ocorre o projeto “Arte das Ruas Volume 4 – O Hip Hop Vai Até Você”, com o grupo de breaking “Insituto Urbano Crew”, dentro do “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”. Os organizadores prometem levar ao público o melhor da cultura “Hip Hop”, com apresentações e competições.
Estão programadas diversas atividades, como as batalhas de breaking e rimas, que atualmente apresentam bastante visibilidade, tanto no cenário cultural como esportivo, em razão da entrada do “breaking dance” como modalidade nas Olimpíadas de 2024, em Paris. Outras atrações são “pocket shows”, oficina “Espaço do Rap” e Visel MC. Haverá ainda “Batalhas de Breaking 1×1” com o jurado BBoy Zoinho (The Park Flavors), da cidade de Capão Bonito, e “Seven to Smoke Open Style”, com o jurado Polaco (Urban Living), de Sorocaba.
O projeto “Arte das Ruas” aconteceu pela primeira vez no ano de 2021, com o objetivo de mostrar, de forma simples e direta, as vertentes que compõem a cultura do Hip-Hop. Outras duas edições foram realizadas em 2022, nos meses de abril e novembro. O “Dia Mundial do Hip-Hop” é comemorado em 12 de novembro e consta no calendário cultural de Tatuí.
EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DESTACA OBRAS DE AUTORES NEGROS
No período de 21 a 24 de novembro, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” realiza a exposição “Escritas Negras”, que irá destacar obras de autores, poetas, romancistas, letristas, contistas e cronistas negros. A mostra faz parte das comemorações do “Dia da Consciência Negra” (20 de novembro) e incentiva a leitura dos textos literários, históricos, sociológicos e infantis presentes no acervo da biblioteca, além de expressar o compromisso diário em prol da luta antirracista.
Dentre os autores negros em destaque, o público poderá ver e apreciar obras de Machado de Assis, Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Chimamanda Ngozi Adichie, Julie Lua, Aldo Fabrini, Otávio Júnior, Djamila Ribeiro, Priscila Flor, Bell Hooks, Maya Angelou, Marcelo D’Salete, Giselle Cristina dos Anjos Santos, Jacqueline Woodson e Alice Walker.
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Santa Cruz, 405, Centro, das 8 às 17 horas. Escolas, entidades e grupos interessados em visitar o local devem falar com a coordenadora Maria Salete Pereira, do “Projeto de Incentivo e Fomento à Leitura”. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (15) 3251-5647.
ESCRITORA LANÇA LIVRO INFANTIL NO MÊS DA CULTURA NACIONAL
Na próxima quinta-feira (23), às 9 e 14 horas, no Museu “Paulo Setúbal”, a escritora Raquel Prestes, de Tatuí, lança seu 10º livro, dirigido ao público infantil, intitulado: “Tatu Cantarola”. Esta é a primeira ação contemplada pelo edital de fomento ao setor literário e cultural da Prefeitura de Tatuí, para “publicação de livro”, e ocorre no mês dedicado à cultura nacional.
Focado na atividade de incentivo à leitura, o evento deverá ser prestigiado por alunos da rede municipal de ensino, familiares, amigos e convidados. Raquel comunica que foram impressos 500 exemplares e 100 serão destinados gratuitamente ao Museu “Paulo Setúbal”.
Dirigido para crianças na faixa de 6 a 10 anos de idade, o livro narra a história do “Tatu Cantarola”, que gosta de cantar, vive em Tatuí, e durante o mês das festas juninas, é convidado para animar as festanças com sua cantoria. O Museu “Paulo Setúbal” situa-se na Praça Manoel Guedes, 98, Centro.




