

Na tarde da sexta-feira (3), um temporal com ventos de mais de 70 quilômetros por hora atingiu o município de Tatuí e provocou danos em diversas regiões da cidade. A maioria dos danos foi ocasionada pela queda de árvores e galhos, que caíram sobre fios elétricos, causando a interrupção da energia elétrica e do sinal de Internet. Em algumas regiões, essa interrupção perdurou por várias horas, até que as equipes da concessionária Elektro e operadoras de telefonia pudessem reparar os danos. O vento também danificou estruturas e coberturas.
A Sabesp emitiu comunicado ainda na sexta-feira, informando que o abastecimento de água foi prejudicado, em razão da falta de energia elétrica, que interrompeu o funcionamento das estações de tratamento e distribuição de água. Nesta mesma nota, a Sabesp pediu aos moradores para “economizar a água armazenada nas caixas internas, até a completa recuperação do nosso sistema de abastecimento”. A Defesa Civil e as equipes da prefeitura tiveram bastante trabalho para retirar árvores que caíram em vários pontos da cidade. O trabalho de supressão de árvores que apresentavam risco de queda prosseguiu até o início da semana.
Nas redes sociais, os moradores registraram, através de fotos e vídeos, os estragos ocasionados pelo temporal, que não atingiu somente Tatuí, mas praticamente todo o Estado de São Paulo. A tempestade foi gerada por uma frente fria que atravessou o Estado, associada a um ciclone extratropical, que atuava na região sul do País.

