O cenário partidário para as eleições municipais de 2024 começa a se definir em Tatuí e as pré-candidaturas já se desenham nos bastidores da política. No período de 30 dias, com início em março e término em abril de 2024, abre-se a “janela partidária”, oportunidade em que vereadores com mandatos podem mudar de partido, sem perder o cargo.
O Jornal Integração teve acesso a informações exclusivas sobre o quadro político tatuíano, com um especialista em Direito Eleitoral. Esta fonte acompanha com desenvoltura e precisão política da cidade. No momento, não só os partidos se ajustam aos grupos políticos, como pré-candidaturas já são evidentes no cenário eleitoral.
Pré-candidato à reeleição prefeito Miguel Lopes – Seu grupo está fechado com o PSD, Republicanos, Podemos e Solidariedade. E existe uma forte possibilidade de a Federação Cidadania/PSDB se alinhar com o atual prefeito municipal.
Pré-candidata Alessandra Vieira de Camargo Teles – O coordenador político da campanha é o ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Seu grupo conta com o PP, União Brasil, PSB, Avante e agora o PL, partido do ex-presidente Bolsonaro. Esta é a última agremiação a integrar o apoio à Alessandra. O presidente do Partido Liberal (PL) é Alexandre Grandino Teles e os membros Antonio de Souza Fernandes (Quincas), coronel PM João Carlos Rumin Crepaldi e Juliana Vieira de Camargo Passerani. Luiz Paulo Ribeiro da Silva é o 1º vice-presidente do PL, o que leva a crer em uma possível pré-candidatura a vice-prefeito na chapa gonzaguista. Também não estão descartadas as candidaturas de Marisa Mendes Kodaira, já ocupou a Secretaria Municipal de Ensino, ou a vereadora Cíntia Yamamoto, a mais votada do PSDB nas eleições de 2020.
Vereador Eduardo Sallum (PT) – É o atual presidente da Câmara Municipal de Tatuí e já se definiu em reunião partidária, como pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Seu grupo político soma-se à Federação PV-PCdoB e faz parte do Governo Lula 3. O presidente do partido petista é José Norbal Moraes Marques, ex-vereador e que já ocupou o cargo de Diretor Regional de Saúde, na gestão do MDB.
Vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) – Aguarda uma oportunidade para lançar sua pré-candidatura a prefeito de Tatuí, mas necessita de um partido viável para concretizar sua intenção. E a situação política se afunila e são poucas as agremiações disponíveis. No entanto, como candidato a vereador, sua vaga está garantida em qualquer partido, pois tratam-se de vagas asseguradas para parlamentares em exercício do cargo.




