O Centro de Desenvolvimento da Ford celebra 45 anos de atividades em Tatuí. Pioneiro na América do Sul, o local é referência na engenharia automotiva. Conta com laboratórios, dinamômetros, garagem de protótipos e áreas de apoio, 40 quilômetros de pistas de terra e 20 quilômetros de pistas pavimentadas para testes de veículos, com áreas de alta e baixa velocidade, vários tipos de pisos e traçados, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas. As instalações ocupam uma área total de 4,66 milhões de metros quadrados, dos quais 3,63 milhões são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e animais.
A unidade apresenta atualmente papel estratégico dentro do modelo de negócios da marca. Além de estrutura completa para o desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual do Brasil e da América do Sul, possui um time altamente capacitado de profissionais, que atuam em projetos globais de veículos e tecnologias da mobilidade do futuro.
Desde 2018, o Centro passou a prestar serviços também para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores. Junto com a mudança, ocorreu a troca de nome da unidade, até então conhecida como “Campo de Provas de Tatuí”. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo e pode realizar mais de 440 tipos de testes.
Até o início dos anos 1970, o Brasil não dispunha de nenhum campo de provas específico para o desenvolvimento de veículos. A única opção das marcas instaladas no País era testar os carros nas ruas, ou encaminhá-los ao exterior. Diante desse contexto, a Ford decidiu instalar o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no interior paulista. Antes de escolher o local, houve um amplo estudo e os engenheiros da empresa sobrevoaram o interior do estado por seis meses, para escolher o terreno ideal. O prédio da administração foi concluído no mês de outubro de 1978 – data oficial da inauguração da planta – junto com o primeiro circuito de pistas expressas. (Com informações da Imprensa/Ford)
Foto: Divulgação/Imprensa Ford

