SECRETARIA INTENSIFICA TRABALHOS DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

         A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Combate à Dengue, informa que, com a chegada do “período epidêmico” da doença, entre os meses de outubro a maio, irá intensificar o trabalho de orientação, prevenção e fiscalização. As estações mais quentes do ano – primavera e verão – e a época das chuvas favorecem a reprodução do “Aedes Aegypti” e aumentam as chances do surgimento de novos casos. No período de 20 de setembro a 27 de outubro, foram registrados dois casos autóctones de dengue em Tatuí, ou seja, contraídos na própria cidade. Desde o início do ano, foram notificados 33 casos, sendo 20 autóctones e 13 importados.

         Na sexta-feira (27), durante reunião no Paço Municipal, para debater e avaliar as ações de combate ao mosquito transmissor, destacou-se a importância de a população auxiliar a municipalidade e colaborar com esse trabalho, mantendo limpas as residências, quintais, terrenos e garagens e retirando dali todos os entulhos e objetos que possam acumular água, como garrafas, baldes, pneus, vasos e latas. É necessário ainda tampar bem as caixas de água, limpar calhas, piscinas e ralos e trocar a água dos animais de estimação diariamente. O descarte dos materiais que podem acumular água e tornar-se criadouros do mosquito deve ser realizado nos Ecopontos. A lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento, pode ser consultada em: www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/.

         “Agora chegou a época em que todos devem ter maior atenção e intensificar os cuidados, para não deixar a larva do mosquito nascer. Além da prevenção, solicitamos da população o apoio ao trabalho dos agentes de controle de endemias, abrindo imóveis para que as vistorias e nebulizações portáteis possam ser feitas”, ressalta a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa.

         Caso a pessoa apresente algum sintoma de doenças ocasionadas pelo “Aedes Aegypti” (dengue, zikavírus ou chikungunya), deve procurar uma unidade de saúde, para receber o diagnóstico e tratamento adequados. O munícipe também pode denunciar terrenos sujos e abandonados na cidade ou casas recém-construídas, sem moradores e com piscinas sujas, para a Ouvidoria Municipal (tatui.sp.gov.br/ouvidoria) nos fones: 0800-770-0665, 3251-3576 e 3305-8855.

Deixe um comentário