A fotografia acima, retirada dos arquivos do historiador esportivo Cláudio Aldecir, foi registrada no dia 22 de maio de 1960, no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, e mostra a equipe do Esporte Clube São Crispim, conhecida como “Galo da Várzea”. Naquele ano, o time do São Crispim conquistou o título do “Torneio Início” do “Campeonato Amador”, realizado pela Liga Tatuiana de Futebol, após vencer o Vasco da Gama de Tatuí por 1×0. Chico assinalou o gol desta partida, comandada pelo árbitro Nelson Antonio. A conquista deu ao São Crispim o direito de participar da “Série Ivo Zani” do futebol amador de Tatuí, ao lado de XI de Agosto, Santa Cruz, São Martinho, Esporte Clube Municipal e do próprio Vasco. Confira o elenco do “Galo da Várzea”: em pé, da esquerda para a direita, aparecem Carlinhos, Darci Rocha da Mota, Ataíde dos Reis, Armandinho, Chico, Bequinha e o técnico Luiz Galavotti. Agachados, na mesma ordem, vemos Carlos, Lima, Cerquilho, José Cláudio da Cruz e Pilon. O garotinho mascote do time, com a bola nas mãos, é José Orlando da Cruz, o falecido Zé Orlando. Quanta saudade, lá se vão 63 anos… (Rolisb)

Notícias extraídas do Jornal “Cidade de Tatuhy”, de 25 de fevereiro de 1923, retiradas do arquivo de João Padilha, doado ao Integração.
ELEIÇÃO FEDERAL
Realiza-se hoje, no 1º Distrito do Estado de São Paulo, a eleição para deputado federal na vaga aberta com a renúncia do dr. Cincinato Braga. É candidato para preencher a vaga o sr. dr. Olavo Egydio de Souza Aranha, residente na Capital. O Partido Republicano Oposicionista local, chefiado pelos srs. Manoel Guedes e coronal Thomaz Guedes, comparecerá hoje às urnas, para sufragar o candidato apresentado pela Comissão Diretora do P.R.P.
CONTRATO DE CASAMENTO
A exmª srª d. Maria Precidina de Moraes teve a gentileza de nos participar o contrato do casamento de sua dileta filha, senhorinha Francisca Moraes, com o sr. Antonio Soares Granvilla, residente em São Paulo. Nossas felicitações.
AOS IRMÃOS DO SANTÍSSIMO
Os encarregados das solenidades da Semana Santa, abaixo assinados, pedem aos Irmãos do Santíssimo para comparecerem aos atos religiosos revestidos de suas insígnias, para assim darem mais realce às solenidades. Este aviso tem por fim prevenir aos mesmos irmãos que ainda não tenham a insígnia, para mandarem fazer – Affonso de Arruda Campos e Cândido de Souza Freire.
PROFESSOR ORACY GOMES
Não podemos deixar de exarar nestas colunas a revolta que vai na alma da população desta cidade, pela clamorosa injustiça de que foi vítima o nosso estimado conterrâneo e amigo, professor Oracy Gomes, removido independentemente de sua vontade, da diretoria do Grupo Escolar desta cidade para o de Porto Ferreira. Não sabemos a que atribuir tão injusta remoção! Sabemos apenas que ela foi planejada pela política nefasta! Que fez Oracy Gomes para ser removido do grupo de sua terra? Era ele por acaso político? Já dissemos e repetimos: o professor Oracy Gomes não era político. Era nada mais que um distinto cumpridor dos seus deveres. A população de Porto Ferreira saberá lhe fazer justiça. Encontrará lá o nosso conterrâneo, no meio dos estranhos, aquilo que não pode encontrar aqui: o prêmio dos seus esforços, a recompensa do seu trabalho e a lealdade de quem sabe ser grato.
ANIVERSÁRIOS
Fizeram anos ontem: a gentil senhorinha Odette Villa Nova, dileta filha do nosso amigo farmacêutico Ignácio Villa Nova. No mesmo dia, a prendada senhorinha Corina Pereira, filha do nosso amigo, capitão Eugênio Olegário Pereira; fará anos amanhã o menino Eurico, filho do nosso amigo e correligionário, sr. professor Eugênio Frederico dos Santos. Parabéns da “Cidade”.
CLUB TATUHYENSE
Comunico aos senhores sócios e suas exmªs famílias que, por motivo do falecimento da exmª srª d. Iracema de Almeida Ribeiro, digníssima esposa do sr. Joaquim Assumpção Ribeiro, presidente do Club Tatuhyense, estão fechados hoje os salões de baile, não se realizando, como de costume, os bailes domingueiros – Domingos Santos Filho – 1º Secretário.
PENSÃO SANTA CRUZ
A Pensão Santa Cruz, antiga “Pensão Telles”, na Praça Martinho Guedes, 3, Telefone 96, de João Cresciulo de Souza, informa que aceita pensionistas internos e externos e fornece comida à domicílio. Cômodos de primeira ordem para os senhores viajantes e bifes a qualquer hora do dia e da noite, por preços módicos.
O DEZESSETE
Reminiscência de 1956 a 1959
NOSSA LUZ – A luz de nossa cidade, ou anda bebendo ou anda com o sistema nervoso em convulsões, ou então tomou algum ventinho e se resfriou. Os últimos ataques de soluços foram na semana passada, quando ela, por várias vezes, apagou e “assendeu” (com “c” viu?) – Zé Elétron.



