EMPRESÁRIO CHINÊS MOVIMENTA COMÉRCIO DE TATUÍ

O empresário chinês Lucas Li alugou o prédio da antiga Casa dos Presentes, na esquina da Praça da Matriz, com a Rua Prudente de Moraes, e revolucionou as vendas no comércio de Tatuí. No sábado (30), por volta de 11 horas, a loja estava abarrotada de mercadoria para todos os gostos e os caixas não venciam as filas para pagar pelas compras. Pessoas que trabalham nas proximidades comentavam sobre o sucesso de vendas do empreendimento comercial e observaram que concorrentes do mesmo ramo iam colher  preços para tentar equiparar ao do novo centro comercial.

A reportagem do Jornal Integração conversou com Lucas Li, 30 anos, proprietário da nova loja. Ele ficou entusiasmado ao saber que este ponto comercial pertenceu ao empresário Jonas Teles, o tatuiano, sem sombras de dúvidas, comerciante mais bem sucedido financeiramente na historia do comércio da cidade.

Luca Li diz que tem vocação para o comércio e que passou por algumas cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, mas sua qualificação como especialista em vendas foi na Rua 25 de Março, em São Paulo. A China é um país comunista e pelo seu sotaque percebe-se que fala com dificuldade a língua portuguesa e está há pouco tempo no Brasil. Ele foi muito receptivo em receber a imprensa e respondeu todas as indagações. No entanto, ficou surpreso ao saber que o local deixou Jonas Teles como empresário mais bem sucedido da história de Tatuí.

Um pouco de história

Jonas Teles e Alzira Pistoni Teles, já falecidos, conviveram suas vidas neste endereço da Matriz

A Casa dos Presentes foi fundada em 1947, com uma pequena porta de 2,5 metros na Praça da Matriz pelo comerciante Jonas Teles. Ele contou à reportagem do Jornal Integração, em suas inúmeras conversas com o editor que, quando abriu a lojinha, expôs um saco de estopa na frente e, em alguns minutos, vendeu o produto para uma pessoa que passava pelo local. Com sua perspicácia e tino comercial, percebeu que deixou um bar no Boqueirão e assumiu um ponto comercial que poderia ser o sucesso de sua vida. O negócio prosperou de tal forma, que seu irmão, Mário Teles, agente da Previdência e pastor presbiteriano, se aliou ao empresário nesta empreitada. O crescimento foi vertiginoso e, em poucos anos, se tornaram proprietários da metade dos imóveis da Praça da Matriz, até hoje conservados, após sua morte. Mário ficou conhecido como o “Mário do Supermercado Quatrocentão” e o irmão como “Jonas da Casa dos Presentes”, após cada um tomar sua direção administrativa.

Se alguns pensam que Jonas Teles confiava apenas em seu tino comercial, desconhece que o investimento em publicidade foi a maior razão do seu sucesso empresarial. Ele anunciava em todos os veículos de comunicação de Tatuí. Emissoras de rádio, carros sonoros, panfletos e jornais da cidade. No Jornal Integração foram décadas de investimentos em publicidades e ficou “dono” do Cantinho da Casa dos Presentes, uma publicidade ao lado do cabeçalho do jornal, hoje substituído pelo logotipo do número de anos de circulação do semanário (hoje, com quase 48 anos). A Casa dos Presentes foi fundada em 1947. Até hoje ela é mantida do outro lado da Praça da Matriz e conserva o nome e o ideal de seu idealizador.

Deixe um comentário