
Na segunda-feira (17), Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, diretor da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (DRS), após fazer uma vistoria na Clínica de Hemodiálise de Tatuí, comprometeu-se com o proprietário dr. Alcy Weller Ferrari, em utilizar o local para tratar 130 pacientes com doença renal crônica. Na visita estavam presentes os vereadores Antonio Marcos de Abreu e Renan Cortez, secretária Roseli de Fátima Mochi (Saúde) e pessoas ligadas à clínica e Secretaria Municipal de Saúde.
Dr. Alcyr Weller Ferrari investiu milhões de reais em uma moderna Clínica de Hemodiálise no Jardim Thomaz Guedes, em Tatuí. As máquinas que filtram o sangue são as únicas chances de sobrevivência para cerca de 130 pacientes de Tatuí, com doença renal crônica. Os doentes de Tatuí têm que deslocar para outras cidades, três vezes por semana, e alguns aparelhos estão a mais de 100 quilômetros de distância.
Uma recente reportagem exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo, mostra que o problema mais grave e urgente é a falta de equipamentos e de vagas para sessões de hemodiálise, que se agrava no Brasil. Especialistas classificam o momento como grave crise humanitária.
Clínica tem que treinar e contratar equipe
O dr. Alcyr Ferrari disse ao Jornal Integração que colocar uma clínica de hemodiálise em funcionamento demanda em treinamento de pessoal especializado e passar por todos os trâmites burocráticos que devem ser exigidos pelo Departamento Regional de Saúde de Sorocaba. O médico nefrologista é assessorado por pessoal conhecedor do assunto e se entusiasma com a proposta feita pelo diretor dr. Carlos Eduardo Ribeiro de Moura. O proprietário diz que este é o primeiro passo para o credenciamento definitivo pelo Ministério da Saúde. E a clínica tem capacidade para atender, em sua plenitude, cerca de 240 pacientes.
Uma verdadeira batalha
Não era para ser tão trabalhoso o credenciamento de uma clínica que vai beneficiar os doentes de Tatuí. O vereador Antonio Marcos de Abreu, desde que era presidente da Câmara, abraçou esta causa e fez inúmeras intervenções na tribuna da Câmara e requerimentos, solicitando a abertura da clínica de hemodiálise, pronta desde 2019.
Na semana passada, o deputado federal Carlos Zarattini (PT), a pedido de suas correligionárias Glaúcia e Carla Moura, se colocou à disposição para solicitar o credenciamento da clínica de nefrologia de Tatuí. Zarattini já havia feito contato com o Ministério da Saúde, munido de descrição da clínica e de requerimentos já apresentados pelo vereador Antonio Marcos de Abreu, na Câmara Municipal de Tatuí. Na quarta-feira (12), o parlamentar deu uma resposta alentadora e positiva para o andamento do processo no Ministério da Saúde. Na segunda-feira (17), a secretária Roseli de Fátima Mochi (Saúde) conversou com o deputado por telefone e Zarattini aguarda apenas um ofício da Prefeitura de Tatuí, para intervenção direta junto ao Ministério da Saúde.
DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 22-7-2023
DIRETOR DO DRS PODE COLOCAR HEMOLIÁSE EM FUNCIONAMENTO
CONSTITUIÇÃO DO BRASIL TRADUZIDA PARA LÍNGUA INDIGENA
ATRIZ TATUIANA ABRE FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO
DESFILE DE ANIVERSÁRIO IRÁ HOMENAGEAR PERSONAGENS DE TATUÍ
ANIVERSÁRIO TERÁ MOSTRA DE DANÇA
COLUNA POLICIAL
TATUÍ E SUA HISTÓRIA – NOTAS DE JORNAIS DE 1910
ENCONTRO DESTACA EMPREENDEDORISMO EM TATUÍ
PREFEITO SOLICITA TREVO DE ACESSO PARA TATUÍ
MUSEU COM EDIÇÃO DE NOITE DA SERESTA
MÚSICA PERUANA NA PRAÇA DA MATRIZ
UNIDADE MÓVEL DO SEBRAE EM TATUÍ
PARÓQUIA PROMOVE ARRAIÁ DAS ROSAS
COLUNA GENTE
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
COLUNA DE ESPORTES
RIR – JARBAS SOBRAL NETO
PALAVRAS CRUZADAS
NOVELAS
FALECIMENTOS
FEIRA TROCA DE LIVROS NA PRAÇA DA MATRIZ
FEIRA DE ARTESANATO
MATÉRIAS OFICIAIS
(Relatório de Gestão Fiscal e atos oficiais da Prefeitura de Tatuí e Ato do Tatuiprev).
