VEREADOR QUESTIONA SE A SUSTENIDOS CUMPRE DECRETO ESTADUAL

Vereador Antonio Marcos questiona formação da Orquestra Sinfônica Paulista. Na foto, o conjunto instrumental em sua antiga formação.

            Na segunda-feira (5), o vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) voltou a questionar a “OS Sustenidos”, gestora do Conservatório de Tatuí. Em requerimento à diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, o parlamentar apresenta três perguntas sobre a Orquestra Sinfônica e o Coro do Conservatório. Na primeira, Marcos quer saber como está a composição desses grupos, enumerando e descrevendo seus integrantes; na segunda, deseja saber como funcionam esses grupos e, na terceira, quais e quantas foram as apresentações desses grupos artísticos neste ano.

            As perguntas feitas pelo vereador Antonio Marcos têm pertinência. De acordo com decreto estadual, editado pelo governador Abreu Sodré, o Conservatório tem uma metodologia própria para o ensino musical. Os grupos artísticos são os primeiros passos para a profissionalização dos alunos. Sempre foi utilizado este modelo didático para que alunos possam atuar, depois de formados, em orquestras sinfônicas e grupos musicais de alto nível.

            A Orquestra Sinfônica do Conservatório sempre foi composta por 70% de professores e 30% de alunos. Os formandos, ao atuar ao lado de profissionais de instrumentos musicais, adquiriam experiência notável. Cerca de 20% dos músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) são tatuianos e que se formaram no Conservatório. Esta orquestra tem projeção nacional e suas apresentações ocorrem na Sala São Paulo, na Capital. Dentro do projeto musical da Sustenidos, a orquestra do Conservatório deve ser composta somente por alunos. Esta metodologia, além de descaracterizar o alto nível de ensino musical que sempre norteou a filosofia do Conservatório, reduz os grupos musicais ao amadorismo.    

            O vereador Antonio Marcos de Abreu, na justificativa, explica que “é procurado por diversos munícipes com relação a estes questionamentos”. Lembra também que “a Orquestra Sinfônica e o Coro do Conservatório de Tatuí são grupos artísticos que estão delineados no Decreto Estadual nº 52.687/1971 (Dispõe sobre o novo Regulamento do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí), especificamente nos artigos 116, VI e 116, VII, onde se denota que tais grupos serão organizados, mantidos e desenvolvidos por esta instituição de música”.

            O parlamentar cita ainda trecho do Regimento Escolar, disponível no site do Conservatório, especificamente no “link 1”, onde se encontra a descrição dos dois grupos artísticos questionados:

            “A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem 57 integrantes. Tem como objetivo propiciar a bolsistas uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados (as) consagrados (as), como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Dentre as pessoas solistas convidadas, estão Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuelle Baldini, entre outros”.

            “O Coro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988. O grupo reúne 21 vozes e oferece a estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro realiza apresentações importantes de repertório a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas”.

            E acrescenta que “o Conservatório de Tatuí, escola de música de excelência, reconhecida mundialmente, precisa manter sua cultura e tradição ativa, pois esta escola é fruto de um trabalho árduo de inúmeras autoridades, profissionais, população tatuiana e associações de amigos, desde sua gênese”.

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 17-6-2023

 HARMONIZAÇÃO FACIAL DE TATUÍ É DESTAQUE NA IMPRENSA

MAESTRO TATUIANO PRESTA TRIBUTO AO GRUPO NIRVANA

A ESTADANIA SOB O GOVERNO LULA – GAUDÊNCIO TORQUATO

DESTAQUES

BANDA DRONE NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ RELIAZAM CONGRESSOS

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE ELETRICISTA

MUSEU COM ATIVIDADES EDUCATIVAS DE FESTAS JUNINAS

PROJETO ABRE CRÉDITO PARA CIRURGIAS ELETIVAS  NA SANTA CASA

TATUÍ FINALISTA EM PRÊMIO TURÍSTICO

CONCESSIONÁRIA CONCLUI TROCA DE ILUMINAÇÃO EM TATUÍ

POUPATEMPO COM MUTIRÃO PARA RENOVAR CNH

TATUÍ E SUA HISTÓRIA – NOTAS DE JORNAIS DE JULHO DE 1910

RIR – JARBAS SOBRAL NETO

PALAVRAS CRUZADAS

NOVELAS

COLUNA DE ESPORTES

COLUNA GENTE

COLUNA POLICIAL

LIVRARIA MÓVEL DA UNESP EM TATUÍ

BASÍLICA RECEBE NOVOS BANCOS

BANDA DE ROCK NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

FALECIMENTOS

COLUNA EMPRESAS (NOVIDADES E SERVIÇOS)

MATÉRIAS OFICIAIS

(Editais da Prefeitura Municipal de Tatuí e Fórum da Comarca)

Deixe um comentário