
CELSO DE MELLO
Ministro aposentado e ex-Presidente
do Supremo Tribunal Federal, biênio 1997-1999
“A escolha de um Ministro do STF tem o seu processo e requisitos definidos na Constituição da República. O dr. Cristiano Zanin, paulista de Piracicaba, preenche, Integralmente, as condições que a Constituição exige para investidura no cargo de Juiz da Suprema Corte brasileira. É o respeito a tais requisitos constitucionais que legitima a escolha, pelo Presidente da República, de um futuro magistrado do STF !
É isso que importa ! O dr. Zanin ostenta todos os atributos pessoais e profissionais necessários à sua indicação ao Supremo ! Estou certo de que o dr. Zanin será um Juiz notável, eticamente qualificado, íntegro, digno, isento e consciente da alta responsabilidade e dos graves encargos que deve ter um magistrado idôneo, probo e independente !
O fato de haver sido Advogado do atual Chefe de Estado não o desqualifica para o elevado ofício que exercerá na Corte nem descaracteriza os requisitos constitucionais que ele efetivamente preenche !
Vale relembrar, neste ponto, que Felix Frankfurter e Robert H. Jackson, grandes Juízes da Suprema Corte americana, eram amigos e haviam sido conselheiros pessoais do Presidente Franklin D. Roosevelt, quando de sua indicação ao Tribunal ! O mesmo ocorreu com outros Juízes da Suprema Corte americana, nomeados por Presidentes de quem eram amigos pessoais ou aliados políticos: Roger B. Taney (indicado pelo Presidente Andrew Jackson), Stephen Field (Presidente Abraham Lincoln), Harlan Fiske Stone (Presidente Calvin Coolidge) e Sherman Minton (Presidente Harry S. Truman).
Fred M. Vinson, por sua vez, tornou-se Presidente da Suprema Corte dos EUA, por nomeação do Presidente Harry S. Truman, de quem havia sido conselheiro e confidente.
Cabe também relembrar que vários Ministros do STF foram indicados/ nomeados por Presidentes da República, em razão de preencherem os requisitos constitucionais para efeito de legítima investidura nesse cargo judiciário, mas de quem haviam anteriormente sido aliados políticos ou auxiliares, na condição de Ministros de Estado, de Assessores diretos ou de Consultor-Geral da República, como, por exemplo, entre vários, o Ministro Hermes Lima (Presidente João Goulart, de quem foi, entre outros cargos ministeriais, Ministro das Relações Exteriores e Chefe do Gabinete Civil, além de haver sido Primeiro-Ministro durante o regime parlamentar de Governo), Ministro Célio Borja (Assessor Especial do Presidente Sarney), Barão de Lucena (amigo pessoal e conselheiro político do Presidente Marechal Deodoro da Fonseca), Ministro Epitácio Pessoa (Presidente Campos Salles, de quem havia sido Ministro da Justiça), Plínio Casado (aliado político do Presidente Getúlio Vargas, que dele fizera, em momento precedente, interventor federal no Estado do Rio de Janeiro), Ministro Clovis Ramalhete (Presidente João Figueiredo, de quem foi Consultor-Geral da República) e Ministro Rodrigo Octavio (Presidente Washington Luís, de quem foi Consultor-Geral da República).”
DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 10-6-2023
FUNDO SOCIAL ARRECADA COBERTORES PARA O INVERNO
PARÓQUIAS PARTICIPAM DE ROMARIA DIOCESANA
PREFEITURA PROMOVE FESTA DO SÃO JOÃO DO BENFICA
HISTÓRIA LEGITIMA ZANIN NO STF – ARTIGO DE CELSO DE MELLO
DESTAQUES
MINISTÉRIO LANÇA PROGRAMA “DESENROLA BRASIL”
TATUÍ E SUA HISTÓRIAS – NOTAS DE JORNAIS DE 1910
VEREADOR QUESTIONA SE O.S. CUMPRE DECRETO GOVERNAMENTAL
PARQUE TECNOLÓGICO RECEBE ALUNOS DA FATEC
CÂMARA APROVA CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2020
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE FLUXO DE CAIXA
SECRETARIA PREPARA FEIRA DO DOCE
PREFEITURA SUSPENDE EXPEDIENTE PÓS FERIADO
RIR – JARBAS SOBRAL NETO
PALAVRAS CRUZADAS
NOVELAS
COLUNA DE ESPORTES
FALECIMENTOS
CASTRAÇÃO DE ANIMAIS TEM LISTA DE ESPERA
NOTAS E NOTÍCIAS
COLUNA POLICIAL
CAMINHADA ALERTA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS
RECITAL DE CANTO LÍRICO NO MUSEU PAULO SETÚBAL
TATUÍ RECEBE EVENTO “MULHERES CONECTADAS”
MUSEU COM EXPOSIÇÃO “AS MARAVILHAS DA CRIAÇÃO”
PREFEITURA DIVULGA CAMPANHA DE INVERNO 2023
COLUNA GENTE
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS (OFERTAS E SERVIÇOS)
MATÉRIAS OFICIAIS
(Editais do Condominio Residencial Colina das Estrelas.)
