Na quarta-feira (18), no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, o bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto presidiu a “Santa Missa de Cinzas”, acompanhada por grande número de fieis. Esta celebração abre oficialmente o período da Quaresma e da “Campanha da Fraternidade” na região pastoral de Tatuí.
Durante a missa, concelebrada pelo padre Élcio Roberto de Góes, reitor do santuário, o bispo diocesano falou sobre a importância desta campanha para a sociedade e a igreja, que deseja estabelecer um diálogo aberto, franco e reflexivo sobre as atuais conjunturas do País.
O religioso destacou que igreja e sociedade devem buscar, juntas, as soluções para o bem comum do povo, que sofre com tantas injustiças. Neste ano, a “Campanha da Fraternidade”, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aborda o tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e utiliza o lema: “Eu Vim Para Servir”.
Quaresma – A Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã. Começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. É um tempo onde os cristãos dedicam-se à reflexão, penitência, conversão espiritual, abstinência, jejum e orações, para lembrar os quarenta dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que suportou na Cruz. É uma época de reconciliação com Deus, quando ocorrem as confissões em todas as paróquias, para os fiéis pedirem o perdão de seus pecados e preparar-se para as celebrações da Semana Santa. (Com informações e fotografia do site da Diocese de Itapetininga – Pe. André Luiz Garcia)
Tags: "Eu Vim Para Servir", ano litúrgico, Élcio Roberto de Góes, Bispo Diocesano, campanha da fraternidade, Cinzas, CNBB, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Domingo de Páscoa, Fraternidade: Igreja e Sociedade, Quaresma, Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição
Deixe um comentário