Anúncios

Página 4 de 13 de Setembro de 2013

by
– NOTAS –

COMÉDIA SESI

Nesta sexta-feira (13), 19h30, o grupo teatral “Os Geraldos”, de Campinas, apresenta o espetáculo “Hey Amor!” no Sesi de Tatuí, na Avenida Júlio de Mesquita Filho, Vila Dr. Laurindo. A comédia mistura teatro, dança, música e vídeo. Entrada franca.

MUSEU DE TATUÍ

Está em cartaz no Museu Paulo Setúbal a exposição “Acervo: Memória, Imagem e Poesia”,  aberta ao público até dia 22 de setembro, de terça a domingo, na Sala de Exposições Temporárias. Entre os expositores,  Kátia Salvany, Mingo Jacob, Carmelina Monteiro e Carlota Franco. Entrada franca.

NA QUADRA

Neste sábado (14), 21 horas, no município de Quadra, o Grupo Teatral “Lange” apresenta “A bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado. O espetáculo será encenado no Centro de Capacitação. Os ingressos custam R$ 3,00.

GRUPO DE CHORO

Na segunda-feira (16), às 17 horas, o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí abre a série de concertos da “3ª Semana de Prática de Conjunto”. Até sexta-feira (20), haverá apresentações gratuitas em diferentes horários. A coordenação é do professor Max Ferreira.

“CORAÇÃO SUJO”

A mostra do “9º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema” traz o filme “Coração Sujo”, na quinta-feira (19), às 14 horas, no Sesi de Tatuí. No dia 23, 19h30, a mostra exibe “Era uma Vez Eu, Verônica”. A entrada é gratuita e a mostra se encerra no dia 3 de outubro,  14 horas, com o filme “Sudoeste”. Entrada franca.

“CONEXÃO CAPITAL”

No sábado (21), 18 horas, Tatuí sedia o evento “Conexão Capital”, com a presença de “rappers” convidados, no “Smile”, antigo barracão na Rua Humaitá, 522, no centro. O ingresso custa R$ 10,00. Entre as atrações, Ney da Sul, Visel MC, DJ Pulga, Paulo Brown e Os Guerreiroz.

– EM SINTONIA – 

ACADEMIAS PARA DEFICIENTES

O deputado Samuel Moreira e o ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, encaminharam esta semana ao Governo do Estado pedido de instalação de três academias ao ar livre para pessoas portadoras de deficiência física. Os municípios a serem benefiados são Tatuí, Boituva e Itapetininga.

QUADRA INTEGRA ASSOCIAÇÃO

Na terça-feira (3), o município de Quadra passou a integrar a Associação dos Municípios Integrados do Médio Tietê (AMIMT), com 13 cidades (Tietê, Cerquilho, Boituva, Iperó, Laranjal Paulista, Quadra, Capivari, Porto Feliz, Rafard, Cesário Lange, Conchas, Pereiras e Jumirim). Está na pauta pleitear uma escola técnica federal e a instalação de mais uma AME (Ambulatório Estadual) na região.

PELOTÃO DA PM EM QUADRA

Pelotão Quadra 1768

Na terça-feira (10), o prefeito Carlos Vieira de Andrade, o tenente coronel Luiz  Antonio Jardini, comandante interino do CPI e o tenente coronel Osires Sérgio Corradi instalaram o novo Pelotão da Polícia Militar de Quadra. O prédio-sede da PM foi reformado com recursos da prefeitura. O prefeito Carlos Vieira disse na instalação que “essa nova unidade policial irá permitir melhor atendimento à comunidade e também para que a Polícia Militar possa desenvolver um bom trabalho na segurança dos moradores de Quadra”. A solenidade foi prestigiada por autoridades civis e militares da região.

BOMBEIROS COM NOVO COMANDANTE

bombeiros (2)

Na segunda-feira (9), o capitão PM Alexandre Riquena Costa assumiu o comando 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Tatuí. Riquena comandará seis postos que fazem parte do 2º subgru-pamento de Tatuí (Itu, Boituva, Tietê, Porto Feliz e Salto). O major Miguel Ângelo de Campos será designado para comandar um grupamento na região da Grande São Paulo, possivelmente em Barueri.

BOITUVA TERÁ ETEC

Marcusso assina convênio.

Na sexta-feira (6), o Centro Paula Souza assinou convênio com a Prefeitura de Boituva (foto), para a implantar uma Etec em 2015.  Presentes no ato oficial, a diretora Laura Laganá (Etec), prefeito Edson Marcusso, entre outras autoridades. A partir dessa parceria, o município deverá providenciar a reforma e adequação de um prédio na Praça Coronel Antônio Franco s/nº.

– CRÔNICA –

A DÉCADA MISTERIOSA, POR J. RIGOLÃO

            É comum para encobrir verdades, ganhar tempo para explicar situações que não são fáceis de justificar. Uma alternativa é utilizar o velho e inquestionável óbvio, que na política, é uma saída salvadora. Poderíamos até supor que o próprio Nelson Rodrigues seu genial criador, diria: “use sempre que possível um óbvio ululante, genuíno”.

            Na véspera de 7 de Setembro, a presidente Dilma Rousseff utilizou cadeia de rádio e TV para fazer um pronunciamento, no qual afirmou que “o povo tem o direito de se indignar”. O que ela disse é, sem duvida, um legitimo “óbvio ululante”. Sabemos que democracia é governo do povo para o povo, e por isso, não creio que exista alguém que questione o direito de ficarmos indignados e exigir explicações honestas e verdadeiras dos governantes de plantão.

            Não nos esqueçamos de que o PT governa o Brasil há dez anos e as principais promessas feitas na campanha do presidente Lula, no seu primeiro mandato – nos referimos às reformas política, tributária e fiscal – até hoje não se tornaram realidade. Só podemos lamentar quando nossa presidente também diz que “infelizmente ainda somos um país com serviços públicos de baixa qualidade”.

            A pergunta que não quer calar: vamos exigir eficiência de quem? Por acaso, foi um pajé dos índios, nossos primeiros habitantes, que espalhou maus espíritos pelo nosso querido e imenso Brasil? E com isso nos obriga a viver nas terras e nos tempos que aqui reinavam os sacis pererês, os negrinhos do pastoreio e os caiporas?

            Mudando um pouco de assunto, confesso que não consigo entender como se processam as relações entre Brasil e a Bolívia. Por que será que o governo brasileiro não reagiu, frente um verdadeiro ato de guerra, quando o presidente boliviano Evo Morales ordenou a seu exército que tomasse à força uma refinaria da Petrobrás? Lembramos que a Petrobrás é uma empresa com ações na bolsa de valores. Sendo uma refinaria um ativo de peso, estamos frente a um mistério, a falta de explicações aos acionistas. E grande parte da empresa pertence ao  governo, e portanto, ao tesouro nacional, ou seja, ao povo brasileiro. Assim sendo, cada um dos 200 milhões de brasileiros possuem “um avo” das ações da Petrobrás. Quem vai pagar minha parte como brasileiro?

            Também complicado de entender é a história do senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou exilado na embaixada brasileira em La Paz por mais de um ano, e estranhamente, o governo boliviano não lhe concedeu salvo conduto para vir ao Brasil. É outro caso muito curioso, pois os dois países são signatários de tratado internacional, e de acordo com o documento, o salvo-conduto deveria ter sido assinado rapidamente. Também estranha é a omissão brasileira em deixar de se interessar pelo caso. O senador acabou chegando á Brasília em fuga, acompanhado por um diplomata brasileiro, que agiu sem ordem do Itamaraty. Está sujeito a penas disciplinares.

            O presidente Evo Morales tem feito de tudo para reaver o fugitivo, alega que o senador é um criminoso comum e não um preso político. Pressiona nosso governo para devolver o homem. Certamente o senador boliviano é um profundo conhecedor dos meandros e sistemas do governo da Bolívia. E não podemos esquecer que ele era da oposição em seu país…

TATUÍ E SUA HISTÓRIA

            Notícias extraídas com grafia original da edição nº 1 do Jornal “O Commercio”, de 1º de janeiro de 1927, através do arquivo de João Padilha, doado ao Integração.

O COMMERCIO

            Deslumbrante no teu alvorecer de ouro e luz, magnífico no brilho de teus matizes, encantador nos sorrisos que derramas em torno de ti, como chuva de flores, surges, Anno Bom, conduzindo mancheias de venturas! Vivas esperanças batem azas brancas em torno de ti, e aos teus pés, num alvoroço feliz, fremem os corações! Acompanhando o bulício festivo, também surge “O Commercio”, egualmente esperançado, solicitando um pequeno logar ao lado da imprensa tatuhyana. Queremos collocar-nos sempre em ponto de vista elevado, indifferentes aos declives perigosos, onde muitas vezes se degladiam lamentáveis antagonismos partidários e questões meramente pessoaes. Estas e aquelles, quaesquer que sejam, não terão nunca apoio de nossa parte, pois estamos certos que o nosso povo aspira a paz e a ordem para trabalhar e progredir. Queremos trabalhar nobremente, serenamente, para o bem da collectividade. Mais ainda, queremos que o povo seja collaborador directo de nosso trabalho. “O Commercio” será jornal do povo e para o povo, e só com amparo e applauso deste poderá existir.

OPERÁRIO F. CLUBE

            Hoje, às 22 horas, deve realisar-se na sede social a solennidade de posse da nova directoria e de outros membros da administração desta frequentada sociedade. A directoria a ser empossada é a seguinte: Presidente – Alberto dos Santos, 1º Vice-Presidente – Benedicto Castro Lima, 2º Vice-Presidente – José Lencione, Secretário Geral – João de Camargo Barros, 1º Secretário – Pedro Lino Silva, 2º Secretário – Cornélio Cassemiro Martins, 1º Thesoureiro – Antonio Avallone, 2º Thesoureiro – Francisco Nitack. Em seguida, haverá uma animada partida dansante, que se prolongará até ao amanhecer.

PARABÉNS!

            Fazem annos hoje Juvenal de Campos Filho, sócio-gerente da Fábrica Santa Cruz de Fiação e Tecelagem, desta cidade, Jayme Rodrigues Almeida, da Casa Orsi & Cia., e Camilo Vanni, sócio-gerente da Fábrica de Phosphoros “Palmyra”, desta cidade. Farão annos no dia 3 o sr. Humberto Orsi e d. Zezé de Almeida. Dia 4, Humberto Liberatoscioli, proprietário da Marcenaria Artística. Dia 6, Lino Paschoal Del Fiol, professora Joca Azevedo Campos e a pequena Regina, filha do João Magaldi. Dia 7, d. Leonor Guedes de Moraes, e dia 8, d. Maria de Mello Grazia e Antonio Del Fiol.

CURSO COMMERCIAL

            Queiram nossos leitores verificar com attenção o annuncio que na 5ª página deste número faz publicar o sr. Oscar A. S. Mota. O Curso Commercial e de Dactylographia se propõe a ensinar escripturações commerciaes, elementos de contabilidade, arithmetica commercial, Portuguez, calligraphia, dactylographia e correspondência. O methodo adoptado pelo sr. Mota é o mais intuitivo e claro que pode existir. Não se limita apenas a lições theoricas, mas vae ao terreno prático, familiarizando os alumnos com o manuseio e a compreensão de todos os documentos commerciaes. Ás pessoas ávidas de progresso, principalmente aos jovens que dedicar-se à carreira do commercio, recommendamos o Curso Commercial do sr. Oscar Mota.

– Coluna Filatélica –

CORREIOS PROMOVEM EXPOSIÇÃO FILATÉLICA DO INTERIOR

Carlos Roberto Favarão (ABRAJOF 305)

coluna_filatelica

            No período de 18 a 27 de outubro, os Correios, através de parceria com o Centro Temático de Campinas (CTC), promovem a “14ª Exposição Filatélica do Interior de São Paulo” (Expofinter 2013). O evento será realizado no Galleria Shopping, no município de Campinas.

            O principal objetivo da “Expofinter” é estimular a primeira participação de colecionadores em exposições. Durante esta exposição, haverá entrega de diplomas e medalhas de participação aos inscritos e o prêmio de “Melhor Coleção”, escolhida por votação popular.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Página 4 de 13 de Setembro de 2013”

  1. Destaques de 13 de Setembro de 2013 | Jornal Integração Says:

    […] Página 4 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: