Exclusivo Online
IGREJA PRESBITERIANA COMEMORA 125 ANOS EM TATUÍ
Neste domingo (21), 19 horas,, uma apresentação do Coral Especial, culto em ação de graças e investidura no cargo de presbíteros eleitos comemoram os 125 anos de instalação da Igreja Presbiteriana de Tatuí, na Rua 11 de Agosto, 588. O pastor e reverendo Alex Costa Oliveira informa que neste mês de julho, algumas atividades estão programadas no templo.
No sábado (27), 20 horas, haverá a apresentação do Coral da Igreja Presbiteriana do Brás, com a cantata “Vida com Jesus”. E, no domingo (28), às 19 horas, celebra-se a “Mensagem do Evangelho”, no Culto Especial do 125º Aniversário, com a presença do reverendo Elieser Ferreira, pastor da Igreja Presbiteriana do Brás.
Um pouco de história
A Igreja Presbiteriana de Tatuí foi organizada em 29 de julho de 1888. Apontamentos do históricos revelam que o reverendo José Zacarias de Miranda e Silva foi o organizador e primeiro pastor da igreja. Ele chegou à região em 1884, para pastorear Sorocaba (sede), sendo responsável também por evangelizar em Faxina (Itapeva), Itapetininga, Guareí, Tatuí (no bairro do Guarapó), Torre de Pedra e Rio Feio (Porangaba). Era mineiro, de Baependi, onde nasceu no dia 5 de novembro de 1851. Sua profissão era alfaiate e estudou com grande esforço. Formou-se professor e lecionou francês, latim, aritmética e álgebra. Era músico e chegou a ser maestro de banda.
Os bairros Guarapó e Água Branca foram os primeiros locais de instalação da Igreja Presbiteriana de Tatuí. Uma família de mineiros, liderada por João Augusto Ribeiro, foi a primeira a aderir ao protestantismo. José Dionísio Ribeiro, filho do patriarca, adquiriu o “Hotel Brazileiro”, de Joaquim Silveira, outro pioneiro. No “Hotel Brazileiro” passaram vários missionários presbiterianos. Este local foi destinado aos primeiros cultos. E, no dia 29 de julho de 1888, com cristãos do Guarapó e Água Branca ,formou-se a “Egreja Evangélica Presbyteriana de Tatuhy”. A comissão organizadora da nova igreja compunha-se pelo reverendo Zacarias de Miranda, relator dos trabalhos, e dos presbíteros Francisco Rodrigues Pacheco e João David Muzel. Estes dados históricos foram coletados por Renato Ferreira de Camargo, já falecido, e o jornalista Christian Pereira de Camargo, diretor de jornalismo da Central de Rádio de Tatuí.
Principais notícias desta edição
MISSA ENCERRA PREPARATIVOS PARA ENCONTRO COM O PAPA
TATUIANO CONVIDADO PARA RECEPÇÃO AO PAPA
TATUÍ É TERCEIRA COLOCADA NOS JOGOS
IGREJA PRESBITERIANA COMEMORA 125 ANOS EM TATUÍ
QUE O INESPERADO SEJA BEM VINDO, CRÔNICA – J. Rigolão
DESTAQUES ECONÔMICOS – Antônio José Martins
TATUÍ E SUA HISTÓRIA – Jornal “Ridendo”, de 5/7/1925
MALDITA CORRUPÇÃO – Marcos Cintra
COLUNA FILATÉLICA – Carlos Roberto Favarão
PAINEL INSTRUMENTAL
GRUPO TOTEM EM TATUÍ
COMAD PROMOVE ENCONTRO REGIONAL
FUNDO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE BABÁ
TATUÍ IMPLANTA PROJETO “POSTO DE PROTEÇÃO ANIMAL”
COBAT PROTOCOLA OFÍCIOS AO GOVERNO
ESCOLA REALIZA PROVA PARA CONCLUSÃO DA 4ª SÉRIE
FALECIMENTOS
COLUNA GENTE (Fotos e fatos sociais)
COLUNA POLICIAL
CANAL 1 – Notas de TV por Flávio Ricco
NOVELAS
ESPORTES
HUMORISTA ARY TOLEDO EM TATUÍ
PREFEITO RECEBE HOMENAGEM DA “CÂMARA BRASIL-CHINA”
POUPATEMPO ARRECADA QUASE 150 MIL PEÇAS DE AGASALHO
CONGRESSO MUNDIAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
MOSTRA DE CINEMA E TRABALHO NO SESI
PALAVRAS CRUZADAS
SEMANA DE FÉRIAS NO COLÉGIO OBJETIVO
CRIANÇAS DEVEM PASSAR NOITE NO MUSEU DE TATUÍ
FOTÓGRAFO BRASILEIRO EXPÕE NO SESI
EXPOSIÇÃO NO CENTRO CULTURAL
AMARO EXPÕE NA AMART
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
MATÉRIAS OFICIAIS (Editais e retificação de edital do concurso público 01/2013 da prefeitura de Tatuí, edital do cartório de registro de imóveis e editais de casamentos do cartório de registro civil de Tatuí)
Tags: Alex Costa Oliveira, Igreja Presbiteriana, Jornal Integração, José Zacarias de Miranda e Silva, o pastor, Presbítero, Reverendo Alex Mota Oliveira, sorocaba
Deixe um comentário