Anúncios

Destaques de 12 de Abril de 2013

by

Exclusivo Online

ARTISTA PLÁSTICO AGUARDA INAUGURAÇÃO DE NOVAS ESCULTURAS EM TATUÍ

Cláudio ao lado da escultura do saudoso professor Paulo Ribeiro.

Cláudio ao lado da escultura do saudoso professor Paulo Ribeiro.

No sábado (6), o artista plástico Cláudio Camargo recebeu a reportagem do Jornal Integração em sua oficina, instalada em um barracão no Bairro Santuário, em Tatuí, e falou sobre seus trabalhos e o projeto de instalação de esculturas em homenagem a músicos e seresteiros tatuianos em logradouros públicos da cidade. Cláudio diz que está sendo questionado pelos populares a respeito da continuidade deste projeto de cunho artístico, cultural e turístico, que envolve onze esculturas, pois já faz algum tempo que não ocorre a inauguração de nenhuma obra.

Até o momento, foram instaladas esculturas dos músicos Bimbo Azevedo e João Del Fiol, na Praça da Matriz, de Nacif Farah, na Praça Paulo Setúbal, e da figura de um maestro, na rotatória do Conservatório, no início da Avenida Firmo Vieira de Camargo. Cláudio revela que a próxima fase será inaugurar esculturas em homenagem a sete seresteiros, na Praça Manoel Guedes, a “Praça do Museu”. Essas obras reverenciam as memórias de Paulinho Ribeiro, Noel Rudi, João do Irineu, Ditinho Rolim, José Fiuza, Osmil Martins e Raul Martins.

O artista conta já entrou em contato com o Departamento de Cultura da nova administração municipal e foi informado que o projeto será mantido. “Recebi o sinal verde e já conversei com um engenheiro responsável, que realizou a medição dos locais onde serão instaladas as esculturas na Praça do Museu. Acredito que, em breve, estas obras poderão ser inauguradas na administração do prefeito Manu e deverão embelezar ainda mais aquela praça”, salienta.

Cláudio Camargo conta que suas obras são produzidas com material de alta durabilidade, resistência e robustez, para evitar ações de vandalismo e preservar, durante longo tempo, os monumentos e esculturas. “Antes de iniciar este trabalho, pesquisei a história da escultura no Brasil e algo que me chamou a atenção foi a fragilidade das obras. Pensando nisso, procurei desenvolver um processo especial de trabalho, com estrutura maciça e reforçada. Para se ter uma ideia, cada obra pesa aproximadamente 900 quilos”, destaca.

Existe também um compromisso em retratar os homenageados com a mais fiel semelhança e riqueza de detalhes, que permita uma visão tridimensional. “Levo isso muito a sério nos meus projetos, pois quando você convida os familiares para ver a obra, eles precisam se identificar de imediato com a figura, é necessário que ela desperte lembranças e emoções”, completa.

Os trabalhos de Cláudio Camargo podem ainda ser apreciados em cidades da região. O artista esculpiu um monge de mais de dois metros de altura, ligado à história religiosa de Capela do Alto. A obra foi instalada em um logradouro central daquela cidade e Cláudio conta que está produzindo outras cinco esculturas para o município vizinho, retratando personagens importantes na área do desenvolvimento capelense. Em Itapetininga, Cláudio esculpiu a imagem de Anésia Pinheiro Machado, a primeira aviadora do Brasil, nascida naquela cidade.

Os interessados em conhecer o trabalho do artista plástico podem entrar em contato pelo fone: (15) 9731-9645 ou e-mail: claudio.esculturas @gmail.com e agendar uma visita. Recentemente, Cláudio Camargo recebeu os alunos de um grupo de catequese da igreja do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, mostrou a eles o processo de criação e produção de uma escultura e ministrou uma palestra sobre arte. “Quando recebo as pessoas, procuro não somente divulgar meu trabalho, mas também o nome de Tatuí. Para mim, é um motivo de orgulho ter a oportunidade de representar esta cidade, através da arte e da cultura”, ressalta o artista, que teve a foto da escultura do maestro estampada em um dos catálogos da multinacional Guardian. “Estes catálogos são distribuídos aos funcionários de todas as unidades da empresa pelo mundo”, finaliza.

Principais notícias desta edição

JUSTIÇA DESTINA IMÓVEL PARA SANTA CASA E ASILO

PREFEITURA REINICIA ESTACIONAMENTO ROTATIVO

TATUÍ INAUGURA DÉCIMA PARÓQUIA

POLÍTICOS SE MOBILIZAM PARA ELEIÇÕES ESTADUAIS

DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTONIO JOSÉ MARTINS

DIFÍCIL DE ENGOLIR, CRÔNICA DE JOSÉ RIGOLÃO

PALAVRAS CRUZADAS

COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS FAVARÃO

VEREADOR REQUER MELHORIAS NA TELEFONIA

CARTÓRIOS RECEBEM ELEITORES PARA REGULARIZAR TÍTULOS

COBAT VOLTA A COBRAR HEMODIÁLISE EM TATUÍ

CAMPANHA VACINA IDOSOS CONTRA A GRIPE

SESI PROMOVE MOSTRA DE VIDEOARTE

PREFEITURA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO

FALECIMENTOS

PM MUDA CENTRO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE

FUNDO SOCIAL INICIA AULAS DO PROJETO DOCE LAR

COLUNA GENTE (FOTOS E NOTAS SOCIAIS)

NOTAS E NOTÍCIAS

TATUÍ E SUA HISTÓRIA (JORNAL RIDENDO – 10/5/1925)

CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO

COLUNA DE ESPORTES

COLUNA POLICIAL

100 DIAS DA ADMINISTRAÇÃO MANU (ANÚNCIO)

NOVELAS

NOTAS DA CÂMARA MUNICIPAL

CLASSIFICADOS

INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS

MATÉRIAS OFICIAIS (Convocação de assembleias do Parque Residencial Colina das Estrelas, Condomínio São Marcos, edital da Cooperativa dos Plantadores de Cana da Região de Capivari, edital do Fórum da Comarca e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí, portarias, decretos e licitação da Prefeitura de Tatuí).

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: