Anúncios

Destaques de 30 de Setembro de 2012

by

Exclusivo Online 

CADEIA PÚBLICA DE TATUÍ COMEÇA A SER DEMOLIDA

Na quarta-feira (26), a cadeia pública de Tatuí começou a ser demolida pela empreiteira Camargo Engenharia, encerrando um marco definitivo na história do sistema prisional da cidade. O prédio passa por reforma e ampliação do complexo da Polícia Civil de Tatuí. Segundo o projeto, o local onde os detentos estavam confinados e cumpriam suas penas será ocupado pelo setor administrativo da Polícia Civil e deverá ganhar salas administrativas, jardim central e acesso independente. A obra é do Governo do Estado e o investimento estimado em  R$ 1,3 milhão.

O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e o delegado Alexandre Andreucci acompanharam a queda do muro da cadeia. Em 2006, no início da gestão de Gonzaga, a cadeia pública foi oficialmente fechada. “Fico feliz com o fim desta história. A cadeia foi fechada, vai ser demolida e vamos ver brevemente neste local um novo prédio, um grande complexo da Polícia Civil para atender melhor o cidadão”, disse o prefeito.

Prefeito Gonzaga e delegado Alexandre Andreucci.

O projeto, quando terminado, dará origem ao chamado “complexo” da Polícia Civil.  No mesmo quarteirão estão previstas a instalação da  DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), o plantão policial (estes dois em novo prédio anexo e próprio),  setor administrativo,  área de atendimento ao público para registro de ocorrências e salas do cartório central e de investigadores.

A obra teve início há quatro meses e o prazo previsto no contrato é de 540 dias (um ano e meio). Existe uma expectativa de que as obras sejam concluídas em oito meses.

Detentos destroem a cadeia pública de Tatuí.

Um pouco de história – A Cadeia Pública de Tatuí foi inaugurada em 1973. Foi projetada para abrigar até 48 presos.  Na década de 80 tinha em média 90 presos. Em  2000, chegou a abrigar 300 presos e trouxe sensação de insegurança à região central da cidade, com constantes rebeliões.  Em 2006, a cadeia foi fechada, após dez rebeliões, quase consecutivas. Neste ano, os detentos mesmos desativaram o sistema prisional tatuiano,  destruindo a cadeia. Um carcereiro, que trabalhou alguns anos neste local, tem tristes recordações. Ele diz que “a cadeia era um verdadeiro inferno e presenciou muitas mortes, em desavenças entre os detentos”.

Na época, em declaração ao jornal O Estado de São Paulo, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, André di Rissio, criticou a situação que levou à desativação da cadeia. “É inadmissível que delegados e investigadores tomem conta de presos, deixando seu mister principal, o da investigação em segundo plano”.

As polícias civil e militar mobilizaram neste período dezenas de veículos para a transferência dos 33 presos que ainda permaneciam no local. Oito que já tinham condenação foram distribuídos entre as penitenciárias de Guareí e Itapetininga. Os outros 25 foram levados para os Centros de Detenção Provisória de Americana e Campinas.

Principais notícias desta edição

CADEIA PÚBLICA DE TATUÍ COMEÇA A SER DEMOLIDA

TRE CASSA PREFEITO DE TIETÊ

TESOURO POUCO LEMBRADO, CRÔNICA DE JOSÉ RIGOLÃO

VESTIDO DE NOIVA, CRÔNICA DE NINA LEONI

HISTÓRIA DA MPB, POR JOEL FERREIRA

COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS ROBERTO FAVARÃO

COLUNA GENTE (FOTOS E NOTAS SOCIAIS)

NOVELAS

PALAVRAS CRUZADAS

SINDICATO TERÁ QUE RESTITUIR CONTRIBUIÇÕES

MAGISTRADO ALERTA SOBRE FALTA DE REGISTROS EM CARTEIRA

VARA DO TRABALHO PASSA A FUNCIONAR EM NOVO PRÉDIO

CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO

TV NOVO TEMPO VOLTA A SER RETRANSMITIDA EM TATUÍ

CLASSIFICADOS

CALENDÁRIO DEFINE ÚLTIMOS PROCEDIMENTOS PARA AS ELEIÇÕES

ESCOLA BARÃO DE SURUÍ TEM MAIOR COLÉGIO ELEITORAL EM TATUÍ

SEMANÁRIO PUBLICA SEÇÕES E LOCAIS DE VOTAÇÃO EM TATUÍ

INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS

TATUÍ E SUA HISTÓRIA (JORNAL RIDENDO – 14-12-1924)

CÂMARA ALTERA MULTA PARA USO DE CEROL

ORÇAMENTO DE 2013 COM AUMENTO DE 6,5%

FALECIMENTOS

CORAL DA APAE NO POUPATEMPO

ROTARY NASCER DO SOL COMEMORA ANIVERSÁRIO

SECRETARIA INSCREVE PARA ATRIBUIÇÃO DE AULAS

ALUNO DA ETEC SALLES GOMES NOS EUA

NOTAS E NOTÍCIAS

CAMPANHA ARRECADA BRINQUEDOS EM TATUÍ

COLUNA POLICIAL

COLUNA DE ESPORTES

MATÉRIAS OFICIAIS (Relatório de Gestão Fiscal e editais da Prefeitura de Tatuí, edital do Fórum da Comarca, edital de eleição da A.A. XI de Agosto e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Destaques de 30 de Setembro de 2012”

  1. wander Says:

    estou fazendo pesquisa para tese , e não consigo encontrar fatos ou notas relacionadas a homicidios do anos de 1999 e 2000 , seria de muita utilidade não só para minha pesquisa tambem para outras pessoas que este jornal que tem muita história no municipio , postasse matérias antigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: