Anúncios

Destaques de 12 de Agosto de 2012

by

Exclusivo Online

Feliz Aniversário

TATUÍ COMEMORA 186 ANOS DE DESENVOLVIMENTO

Neste sábado (11), 20 horas, Banda Virada do Século na Praça da Matriz.

Neste sábado (11), Tatuí completa 186 anos de emancipação político-administrativa. E tem bons motivos para comemorar, pois nos últimos anos, o município experimenta um inegável desenvolvimento, com a chegada de novas indústrias e índices positivos na geração de empregos. As melhorias também são observadas na área da educação, com a vinda de novas faculdades e a inauguração de escolas e creches. Muito ainda existe para ser feito, mas pode-se afirmar que Tatuí está se transformando, a cada ano, em uma das cidades mais progressistas e respeitadas da região, com uma população que já supera 110 mil habitantes.

Além do desenvolvimento industrial, Tatuí também é reconhecida pelas manifestações culturais e musicais, ostentando com orgulho o título de “Capital da Música”. Terra de gente trabalhadora, de artistas e de filhos ilustres, como, por exemplo, Vera Holtz, atriz de sucesso que integra o elenco da Rede Globo, e José Celso de Mello Filho, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte de Justiça do País, só para citar dois exemplos. Uma cidade pujante, que exporta talentos, mas não perde a simplicidade e o carinho para receber todos que aqui pretendem viver e se estabelecer. Por isso, é também a “Cidade Ternura”.

Edição do Sesquicentenário

Dia 11 de agosto de 1976, data em que Tatuí completava 150 anos, e o prefeito era o professor Paulo Ribeiro, o Jornal Integração lançou uma edição especial, com dez mil exemplares. Todas as residências da cidade receberam um exemplar, com o histórico completo sobre o município, história da fundação, curiosidades, dados estatísticos e geográficos da época e vários personagens de destaque nas áreas social, política, musical e cultural.

Mesmo depois de 36 anos de sua publicação, a matéria, em sua maior parte, pode servir como referência para estudos sobre o município. Na abertura desta reportagem, elaborada por Acassil José de Oliveira Camargo, Cornélio José Pilon, Roberto Nunes Bassoi, Oscar Augusto Hoffmann e José Reiner Fernandes, com fotografias de José Celso Módena, o jornal explica que “este trabalho procura mostrar aspectos humanos, históricos e geográficos da cidade de Tatuí. É fruto de pesquisas realizadas em trabalhos impressos desde o final do século passado até 1933 e em reportagens com velhos moradores”, além de “anotações de anciãos, que se preocuparam em registrar, por conta própria, parte da história da cidade”. O texto finaliza: “os trabalhos impressos, dos quais compilamos boa parte do material para a feitura da reportagem, compreendem o período de 1890 a 1933, ano em que a gráfica Cruzeiro do Sul, de São Paulo, edita o ‘Álbum de Tatuí’, com a história de um nobre povo, rico em informações referentes à cidade”.

A história da fundação de Tatuí começa no século XVII. A matéria conta que o mais antigo documento existente sobre Tatuí é uma carta de sesmaria concedida em 10 de novembro de 1609, pelo Conde da Ilha do Príncipe, por seu procurador Tomé de Almeida Lara, sendo, aquele, donatário da Capitania. Esta concessão foi feita a João de Campos e a seu genro, Antonio Rodrigues. O documento cita a paragem denominada “Ribeirão de Tatuí”, que se estende do “Tatuí-Mirim até o Canguera” e “Tatuí-Guaçú a Canguary”.

A reportagem cita também as controvérsias existentes sobre quem seria o fundador de Tatuí, honraria  cidade que nasceu ao redor da Capela de São João do Benfica, em área situada atualmente na estrada do Distrito de Americana. Na linguagem tupi-guarani, Tatuí significa “Água do Rio do Tatu”. A demarcação de Tatuí foi concluída em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada com de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí no dia 7 de maio de 1877.

Principais notícias desta edição

TATUÍ COMEMORA 186 ANOS DE DESENVOLVIMENTO

VEREADOR JUSTIFICA PORQUE DEIXA A VIDA PÚBLICA

HISTÓRIA DA MPB, POR JOEL FERREIRA

DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTONIO JOSÉ MARTINS

O CONVITE, CRÔNICA DE NINA LEONI

COMPLEXO DE VIRA-LATAS, CRÔNICA DE J. RIGOLÃO

COLUNA GENTE (NOTAS E FATOS SOCIAIS)

NOVELAS

PALAVRAS CRUZADAS

COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS ROBERTO FAVARÃO

INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS

CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO

CLASSIFICADOS

HAJA PACIÊNCIA, ARTIGO DE MARCOS CINTRA

DESFILE CÍVICO DE TATUÍ EXIBE 61 ATRAÇÕES

PREFEITURA INAUGURA PARQUE AYRTON SENNA

OH! SAUDADE, POESIA DE PAULO COSTA (PACCO)

SESI INSCREVE PARA CURSO GRATUITO DE GUARDA VIDAS

SECRETARIA ANUNCIA VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONA~

EXPOSIÇÃO NO POUPATEMPO MOSTRA IMAGENS DE TATUÍ

PROJETO TOM NATURAL EM TATUÍ

BANDA VIRADA DO SÉCULO NA PRAÇA DA MATRIZ

TATUÍ E SUA HISTÓRIA (RIDENDO – 2-11-1924)

ALUNOS PODEM SE INSCREVER EM OLIMPÍADA

FALECIMENTOS

JUDICIÁRIO PEDE INSTAURAÇÃO DE CASSAÇÃO DE VEREADOR

TATUÍ RECEBE ESTIMACÃO

CÂMARA NÃO VOTA PROJETOS NA PRIMEIRA SESSÃO DO SEMESTRE

COLUNA DE ESPORTES

HISTÓRIA: 60 ANOS DA VILA DR. LAURINDO

COLUNA POLICIAL

FUNDO SOCIAL INAUGURA ESCOLA DE MODA

CAMPANHAS ORIENTAM A MANTER CIDADE LIMPA

COOP INAUGURA POSTO DE COMBUSTÍVEIS

MATÉRIAS OFICIAIS (Edital da Prefeitura de Tatuí, edital da A.A. XI da Agosto e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: