Exclusivo Online
Feliz Aniversário
TATUÍ COMEMORA 186 ANOS DE DESENVOLVIMENTO
Neste sábado (11), Tatuí completa 186 anos de emancipação político-administrativa. E tem bons motivos para comemorar, pois nos últimos anos, o município experimenta um inegável desenvolvimento, com a chegada de novas indústrias e índices positivos na geração de empregos. As melhorias também são observadas na área da educação, com a vinda de novas faculdades e a inauguração de escolas e creches. Muito ainda existe para ser feito, mas pode-se afirmar que Tatuí está se transformando, a cada ano, em uma das cidades mais progressistas e respeitadas da região, com uma população que já supera 110 mil habitantes.
Além do desenvolvimento industrial, Tatuí também é reconhecida pelas manifestações culturais e musicais, ostentando com orgulho o título de “Capital da Música”. Terra de gente trabalhadora, de artistas e de filhos ilustres, como, por exemplo, Vera Holtz, atriz de sucesso que integra o elenco da Rede Globo, e José Celso de Mello Filho, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta Corte de Justiça do País, só para citar dois exemplos. Uma cidade pujante, que exporta talentos, mas não perde a simplicidade e o carinho para receber todos que aqui pretendem viver e se estabelecer. Por isso, é também a “Cidade Ternura”.
Edição do Sesquicentenário
Dia 11 de agosto de 1976, data em que Tatuí completava 150 anos, e o prefeito era o professor Paulo Ribeiro, o Jornal Integração lançou uma edição especial, com dez mil exemplares. Todas as residências da cidade receberam um exemplar, com o histórico completo sobre o município, história da fundação, curiosidades, dados estatísticos e geográficos da época e vários personagens de destaque nas áreas social, política, musical e cultural.
Mesmo depois de 36 anos de sua publicação, a matéria, em sua maior parte, pode servir como referência para estudos sobre o município. Na abertura desta reportagem, elaborada por Acassil José de Oliveira Camargo, Cornélio José Pilon, Roberto Nunes Bassoi, Oscar Augusto Hoffmann e José Reiner Fernandes, com fotografias de José Celso Módena, o jornal explica que “este trabalho procura mostrar aspectos humanos, históricos e geográficos da cidade de Tatuí. É fruto de pesquisas realizadas em trabalhos impressos desde o final do século passado até 1933 e em reportagens com velhos moradores”, além de “anotações de anciãos, que se preocuparam em registrar, por conta própria, parte da história da cidade”. O texto finaliza: “os trabalhos impressos, dos quais compilamos boa parte do material para a feitura da reportagem, compreendem o período de 1890 a 1933, ano em que a gráfica Cruzeiro do Sul, de São Paulo, edita o ‘Álbum de Tatuí’, com a história de um nobre povo, rico em informações referentes à cidade”.
A história da fundação de Tatuí começa no século XVII. A matéria conta que o mais antigo documento existente sobre Tatuí é uma carta de sesmaria concedida em 10 de novembro de 1609, pelo Conde da Ilha do Príncipe, por seu procurador Tomé de Almeida Lara, sendo, aquele, donatário da Capitania. Esta concessão foi feita a João de Campos e a seu genro, Antonio Rodrigues. O documento cita a paragem denominada “Ribeirão de Tatuí”, que se estende do “Tatuí-Mirim até o Canguera” e “Tatuí-Guaçú a Canguary”.
A reportagem cita também as controvérsias existentes sobre quem seria o fundador de Tatuí, honraria cidade que nasceu ao redor da Capela de São João do Benfica, em área situada atualmente na estrada do Distrito de Americana. Na linguagem tupi-guarani, Tatuí significa “Água do Rio do Tatu”. A demarcação de Tatuí foi concluída em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada com de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí no dia 7 de maio de 1877.
Principais notícias desta edição
TATUÍ COMEMORA 186 ANOS DE DESENVOLVIMENTO
VEREADOR JUSTIFICA PORQUE DEIXA A VIDA PÚBLICA
HISTÓRIA DA MPB, POR JOEL FERREIRA
DESTAQUES ECONÔMICOS, POR ANTONIO JOSÉ MARTINS
O CONVITE, CRÔNICA DE NINA LEONI
COMPLEXO DE VIRA-LATAS, CRÔNICA DE J. RIGOLÃO
COLUNA GENTE (NOTAS E FATOS SOCIAIS)
NOVELAS
PALAVRAS CRUZADAS
COLUNA FILATÉLICA, POR CARLOS ROBERTO FAVARÃO
INTEGRAÇÃO NAS EMPRESAS
CANAL 1, NOTAS DE TV POR FLÁVIO RICCO
CLASSIFICADOS
HAJA PACIÊNCIA, ARTIGO DE MARCOS CINTRA
DESFILE CÍVICO DE TATUÍ EXIBE 61 ATRAÇÕES
PREFEITURA INAUGURA PARQUE AYRTON SENNA
OH! SAUDADE, POESIA DE PAULO COSTA (PACCO)
SESI INSCREVE PARA CURSO GRATUITO DE GUARDA VIDAS
SECRETARIA ANUNCIA VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONA~
EXPOSIÇÃO NO POUPATEMPO MOSTRA IMAGENS DE TATUÍ
PROJETO TOM NATURAL EM TATUÍ
BANDA VIRADA DO SÉCULO NA PRAÇA DA MATRIZ
TATUÍ E SUA HISTÓRIA (RIDENDO – 2-11-1924)
ALUNOS PODEM SE INSCREVER EM OLIMPÍADA
FALECIMENTOS
JUDICIÁRIO PEDE INSTAURAÇÃO DE CASSAÇÃO DE VEREADOR
TATUÍ RECEBE ESTIMACÃO
CÂMARA NÃO VOTA PROJETOS NA PRIMEIRA SESSÃO DO SEMESTRE
COLUNA DE ESPORTES
HISTÓRIA: 60 ANOS DA VILA DR. LAURINDO
COLUNA POLICIAL
FUNDO SOCIAL INAUGURA ESCOLA DE MODA
CAMPANHAS ORIENTAM A MANTER CIDADE LIMPA
COOP INAUGURA POSTO DE COMBUSTÍVEIS
MATÉRIAS OFICIAIS (Edital da Prefeitura de Tatuí, edital da A.A. XI da Agosto e editais de casamentos do Cartório de Registro Civil de Tatuí).
Tags: 186 anos, aniversário, Capital da Música, Jornal Integração, Notícias, Tatuí
Deixe um comentário