QUEM SOU EU?

EDIÇÃO 2313 – 25-1-2025

RESPOSTA DA EDIÇÃO 2312 – 18-1-2025

         Fernando Meireles (1955) é um cineasta, produtor e roteirista brasileiro. O filme “Cidade de Deus” o projetou internacionalmente sendo indicado ao Oscar de Melhor Diretor.

         Fernando Meirelles nasceu em São Paulo, no dia 9 de novembro de 1955. Filho de médico passou a infância viajando pela África e Ásia acompanhando as atividades de seu pai. Ganhou de presente uma câmera de filmar e descobriu sua vocação com o aparelho.

         Chegou a cursar Arquitetura na USP, sendo seu trabalho de conclusão um filme. Decidiu não seguir a carreira de arquiteto e montou uma produtora independente intitulada “Olhar Eletrônico” e com quatro amigos, produzindo filmes experimentais.

         A produtora realizou trabalhos elogiados pelo público, como por exemplo, o programa de televisão Castelo Rá-Ti-Bum, exibido na Rede Cultura de Televisão. Nos anos 90, Fernando Meirelles fechou a Olhar Eletrônico e criou a “O2 Filmes”, produtora de vídeos publicitários, com a qual obteve grande sucesso.

         A partir da leitura do livro “Cidade de Deus”, do escritor Paulo Lins, Fernando Meireles teve a ideia de adaptá-lo para o cinema, conseguindo fazê-lo em 2002. O filme foi um grande sucesso de bilheteria e Meirelles foi indicado para o Oscar de Melhor Diretor, em 2004.

         Em 2005, filmou “Jardineiro Fiel”, com diálogos em inglês e ambientado no Quênia. O destaque do filme foi sua trilha sonora composta de músicas africanas. Recebeu o prêmio BAFTA de melhor diretor.

         Em 2008, “Blindness” (Ensaio Sobre a Cegueira) com o roteiro baseado no livro do escritor português José Saramago foi outra realização cinematográfica de Meireles. O filme abriu o festival de Cannes.

         Outro fato importante na carreira de Meirelles foi o vídeo que criou e produziu, em 2009, para a campanha dos jogos olímpicos no Brasil. Em 2016, Fernando Meirelles foi um dos diretores da festa de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. (Dilva Frazão – Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.)

Deixe um comentário