EDIÇÃO 2312 – 18-1-2025
Nasci em São Paulo e me formei em arquitetura na USP, porém, nunca exerci a profissão. Sou mais conhecido por ser roteirista e cineasta, criei o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, trabalhei com estrelas como Robert Downey Jr. e Anthony Hopkins. Meu maior trabalho no cinema rendeu 4 indicações ao Oscar, sendo uma de melhor diretor. Afinal, quem sou eu?
RESPOSTA DA EDIÇÃO 2311 – 11-1-2025
Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, cantor, pianista, violonista, maestro e arranjador brasileiro. Garota de Ipanema, um de seus maiores sucessos, foi escrita em 1962 em parceria com Vinícius de Morais.
Infância e Juventude – Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, conhecido como Tom Jobim, nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, no dia 25 de janeiro de 1927. Filho do diplomata Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida, cresceu em uma família de artistas e boêmios. A avó tocava piano e os tios eram seresteiros.
Em 1928 mudou-se com a família para o bairro de Ipanema. Aos oito anos ficou órfão de pai. Mais tarde, ganhou um piano de presente de seu padrasto, Celso Pessoa.
Com 14 anos, Tom Jobim já tocava algumas músicas de ouvido. Estudou piano com Hans Joachim Koellreutter e depois com Lúcia Branco e Tomás Teran. Apaixonou-se pela obra de Heitor Villa-Lobos.
Seu primeiro emprego foi em um escritório de arquitetura, enquanto cursava o primeiro ano da faculdade. Insatisfeito, decidiu largar tudo e se dedicar ao estudo da música.
Em 1949, casou-se com Teresa Otero, ele com 22 anos e ela com 19, uma jovem paulista que conheceu na praia aos 15 anos. O casal teve dois filhos.
Carreira Musical – Tom Jobim começou tocando em casas noturnas de Copacabana. Em 1952, foi contratado pela gravadora Continental, com a função de passar para o papel as músicas dos compositores. Em 1954, auxiliado pelo maestro Radamés Gnatalli, começou a fazer os primeiros arranjos.
O emprego na gravadora Continental assegurou-lhe a gravação de suas músicas. A primeira foi “Faz Uma Seresta” (1954), em parceria com Juca Stocklei.
O primeiro grande sucesso de Tom Jobim foi com a música “Teresa da Praia”, uma parceria com Billy Blanco, gravada em 1954 por Lúcio Alves e Dick Farney.
Carreira Internacional – Em 21 de novembro de 1962, Tom apresentou-se no Festival de Bossa Nova, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, com outros músicos brasileiros. Foi o começo da carreira internacional de Tom Jobim, que viveu na ponte-aérea Rio-Los Angeles nos anos 60. No ano seguinte gravou um disco com o saxofonista Stan Getz e, em 1967, gravou com Frank Sinatra.
Garota de Ipanema – A parceria Tom/Vinícius na música “Garota de Ipanema” composta em 1962 e só gravada em março de 1963, chegou a figurar entre as dez canções mais executadas em todo o mundo. Foi a música que mais projetou seu nome no exterior. Garota de Ipanema foi gravada por grandes nomes da música, entre eles, Frank Sinatra.
Últimos Anos – Em 1986, já separado de Teresa, casou-se com a fotógrafa e vocalista da Banda Nova, Ana Beatriz, com quem também teve dois filhos. Na década de 90, abandonou a boemia e era visto com frequência às 8 da manhã, com seu chapéu de palha, fumando charuto, e frequentando um café no Leblon. Antônio Carlos Jobim faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1994. (Dilva Frazão – Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.)




