ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

EDIÇÃO 2312 – 18-1-2025

         A fotografia acima, retirada de nossos arquivos digitais, foi registrada em 1978, no ginásio de esportes da Associação Atlética XI de Agosto, e nos mostra a equipe do 80 F.S., campeã da categoria “A” do “23º Campeonato Interno de Futebol de Salão”, o popular “Internão do XI”. Na decisão, disputada em três emocionantes partidas, o 80 F.S. enfrentou o Venessa. No primeiro jogo, perdeu por 2×0. No segundo, venceu pelo placar de 3×1. No terceiro e último, ganhou por 1×0 na prorrogação e levantou a taça. Na partida decisiva, o 80 jogou com Clovico, Tuco, Abud, Adelino e Marquinhos, artilheiro do campeonato. O Venessa, vice-campeão, atuou com Ernesto, Fernandinho, Ozílio, João Carlos e Arão. Era uma época de ouro do futsal tatuiano! Lá se vão 47 anos, quanta saudade…

INTEGRAÇÃO HÁ 47 ANOS
Edição nº 49, de 29 de janeiro de 1978.

COMEMORAÇÕES DO CARNAVAL EM TATUÍ

            A Comissão de Carnaval de Tatuí está enfeitando as ruas onde desfilarão os diversos blocos inscritos para o Carnaval deste ano. O desfile sairá da Praça Paulo Setúbal, seguirá pela Rua Cel. Aureliano de Camargo até a Praça da Matriz, entrará pela Rua 11 de Agosto e seguirá pela Rua José Bonifácio até a Rua Santa Cruz. Todas as ruas por onde passará o desfile estão sendo iluminadas com lâmpadas coloridas. A Comissão já comprou 12 sacos de confetes e 12 caixas de serpentinas. O presidente da Comissão – Benedito Domingos Pinto, o Benão – esteve em São Paulo no último dia 24 para comprar as lâmpadas coloridas e 14 refletores. As ruas por onde passará o desfile também estão sendo decoradas com lanternas de madeira triangulares e quadradas, que serão revestidas com plásticos coloridos. A abertura oficial do Carnaval 78 em Tatuí será no dia 4 de fevereiro, às 20 horas, com a apresentação do Rei Momo – Antonio José Silveira, da Cesp – e da Rainha do Carnaval – Maria Luiza Bocchi, acompanhada de duas princesas. Troféus serão distribuídos às categorias luxo, animação, originalidade e melhor fantasia aos blocos vencedores.

FKB FORMA DOZE ADVOGADOS TATUIANOS

            Alunos da Faculdade de Ciências Jurídicas e Administrativas e da Escola de Educação Física de Itapetininga, mantidas pela Fundação Karnig Bazarian, colaram grau no último dia 27, sexta-feira. As solenidades iniciaram-se às 20 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, com missa solene, e às 20h30, os formandos colaram grau. Doze alunos de Tatuí, da turma de Direito, colaram grau: Abigail Pereira Tavares, Ademar Zanoff, Alfredo Roberto Seri, Antonio Hamaguchi, Genésio Lourenço de Oliveira, Heitor Soares, Maria Helena Nunes Rodrigues, Paraylio de Arruda Campos, Thyrson Antunes Miranda, Rubens Mello Bittencourt, Mário Araújo Júnior e Carlos Tadeu Lourenço. A turma de Direito “Evanir Ferreira Castilho” teve como patrono Joaquim Aguiar, e como paraninfo, Paulo Rubens Soares Hungria.

MUNÍCIPES RECLAMAM CONTRA OMISSÃO DA PREFEITURA

            Moradores dos baixos da Vila Esperança têm se queixado constantemente do estado de abandono, por parte da Prefeitura, em que se encontram as margens do Ribeirão do Manduca, principalmente nesta época do ano, quando o calor acarreta forte mau cheiro e torna a região ribeirinha o ambiente ideal para a proliferação de moscas e mosquitos. Muitos reclamam que a Prefeitura não se mostra preocupada com a limpeza do local, que sempre causa sérios transtornos, principalmente nesta época de calor e chuvas. Um dos moradores, residente nos altos da Vila Esperança, mas que obrigatoriamente, todos os dias, passa por uma das pontes sobre o ribeirão, relata: “a sujeira do ribeirão tem contribuído para aumentar a quantidade de moscas e mosquitos. Há mais de um ano a Prefeitura começou a limpar as margens, mas o trabalho não terminou. O mato cresceu muito e com este calor bate um mau cheiro que ninguém aguenta. É comum aparecerem animais mortos e muito lixo nas águas”.

CAVISAN LANÇA 270 CHÁCARAS

            A Cavisan está loteando 15 alqueires em Tatuí, próximos da Cerâmica Grandino, transformando-os em 270 chácaras de 1.000 metros quadrados. No local também já foi construído lago de 40.000 metros quadrados, poço artesiano com capacidade para 30.000 litros d’água por hora e uma piscina de 30×25 metros está em fase de conclusão. Também está sendo construída lanchonete de 200 metros quadrados e estão sendo plantados inúmeros pés de Palmeira na área do loteamento. O loteamento, iniciado há aproximadamente dois meses, encontra-se no perímetro urbano de Tatuí e a Cavisan abriu uma avenida de 1.000 metros de comprimento por 14 de largura, com início defronte à Cerâmica Grandino. Cada chácara está sendo vendida a Cr$ 200 mil, sem entrada e com 63 meses para pagar. Estão incluídos no preço global os serviços de encanamento e luz. Nos primeiros dois meses de lançamento, foram vendidas chácaras para moradores das cidades de Santo André, Mogi-Guaçú, Campinas, Osasco, Piracicaba e Tatuí. O empreendimento é liderado por Santo Pavanelli, Paulo Henrique Alves e Antonio Bastos Sobrinho.

DISTRITO DE QUADRA TERÁ ÁGUA CANALIZADA

            Moradores do Distrito de Quadra constantemente têm comentado a demora da Sabesp para estender até aquele local a rede de água encanada. Ari Pereira Fiuza, gerente seccional da Sabesp, informa que a empresa deverá brevemente ligar em todas as casas daquele distrito a água encanada. A Sabesp aguarda a vinda de material de São Paulo para completar o serviço de abastecimento de água na Quadra. Estão faltando apenas 360 metros de encanamentos para completar a rede, e assim que chegar o material de São Paulo, serão implantados no local. Assim que estiverem concluídos, terão início as ligações domiciliares. Há no local um reservatório construído com a capacidade armazenadora de 50 mil litros d’água.

CUIDADOS COM A DESIDRATAÇÃO

            O número de internações de crianças com desidratação normalmente é bastante elevado em janeiro. Nos 24 primeiros dias deste mês, 112 crianças foram internadas com desidratação na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O número é considerado inferior em relação ao mesmo período do ano passado, por um dos médicos daquela instituição. Mesmo assim, com média diária de seis internações, o pavilhão de pediatria da Santa Casa encontra-se praticamente lotado. A maior incidência de casos de desidratação tem se registrado em crianças na faixa de zero a seis meses de vida. Os médicos aconselham que, durante o verão, as crianças devem usar roupas suaves, ingerir bastante líquido e tomar, pelo menos, um banho diariamente. Se a criança apresentar vômitos, diarreia e febre, as mães devem procurar, com urgência, um médico ou levar a criança ao posto de saúde ou à Santa Casa. Nos primeiros dias deste mês, ocorreram na Santa Casa seis óbitos por desidratação.

“INTERNÃO” ESTÁ NO FIM

            Estamos nas partidas finais do “23º Campeonato Interno de Futebol de Salão” do XI de Agosto. Partidas decisivas estão sendo realizadas e o público que comparece ao ginásio de esportes tem saído satisfeito com a apresentação dos atletas. Segundo pesquisa realizada pelos conhecedores da “bola pesada”, aqui estão os que mais se destacaram durante a semana, até o fechamento desta edição: Categoria C – Celso (Pancada), Geraldinho (Tricolor), Paulinho (Thunder) e Matheus (Real Madrid); Categoria B – Aroldo (Lyons), Ely (Penharol), Maurício (Lyons), Naisi (Lyons) e Cláudio (Tatuí); Categoria A – Clovico (80), Marquinhos (Bradesco), Ozílio (Venessa), Marquinhos (80) e João Carlos (Venessa). Também foi feita a seleção “esquenta banco” do “Internão”, composta por Neuler (Nevaska), Zé Orlando (Irrecuperáveis), Waldir (Bradesco), Vaguinho (Oitentinha) e Bozó (Alta Voltagem).

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 48, de 3 de dezembro de 1899

            ESTUDANTES – Foram habilitados nas matérias dos respectivos anos da Escola Complementar de Itapetininga os seguintes estudantes tatuienses: Osório Ferreira Alves, Júlio Pereira de Almeida, Aracy Gomes, Silvino Ribeiro, Ernestino Lopes da Silva, Deodoro Pereira Fiuza, Anacleto da Cruz Adrien, João Victorino de Barros, Ulysses Nogueira, Albertina Nogueira, Ismênia de Moura, Gladys de Paula Bernardes, Hermínia Rodrigues de Almeida, Maria das Dores Cruz, Josephina de Paula Arruda e Rosalina Kuntz. Parabéns!

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

            ACABOU-SE – Acabou-se o bate-bola no terreno da ex-quase-futura Caixa Econômica. Não é que tenha sido tomada qualquer providência. Acontece que furou a bola. A reportagem do DZ7 apurou que os craques já estão se cotizando para o conserto da redonda, pensando em levantar um “estadiozinho” na Praça da Matriz, visando o próximo campeonato municipal.

Deixe um comentário