UM POUCO DE HISTÓRIA

EDIÇÃO 2308 – 14-12-2024

         “KYRIE ELEISON”/“CHRISTE ELEISON” (“SENHOR, TENDE PIEDADE”)/(“CRISTO, TENDE PIEDADE”), DA MISSA DE RÉQUIEM EM RÉ MENOR, COMPOSTA POR MOZART EM 1791, POUCOS MESES ANTES DE SEU FALECIMENTO, OCORRIDO EM 05 DE DEZEMBRO DE 1791.  ESSAS EXPRESSÕES LITÚRGICAS SE ORIGINAM DO SALMO PENITENCIAL 51, versículo 1, DE DAVID (VELHO TESTAMENTO). 

“Em memória à coluna “Um pouco de História”, publicada pelo
professor José Celso de Mello”, no Jornal Integração”

ÁLBUM DE RECORDAÇÕES

         A fotografia acima, retirada dos álbuns do historiador esportivo Cláudio Aldecir, foi registrada no Estádio “Dr. Gualter Nunes”, do XI de Agosto, no final da década de 1960. Ela mostra o chamado “Time do Henrique”, que treinava aos sábados, no Estádio do Santa Cruz. O historiador informa que Henrique era um grande esportista, abnegado pelo futebol, e em muitas ocasiões, pagava as despesas da equipe do próprio bolso. A escalação é esta: em pé, da esquerda para a direita, vemos Paulinho, Cláudio Cubas, Ademir, Lauri, Paulo e Henrique, o “dono” do time. Agachados, nesta mesma ordem, estão Marcos, Eli, Reinaldo, Zé Maria Saúva e Roberto Rosendo. No dia em que esta foto foi clicada, o “Time do Henrique” venceu amistosamente o Bradesco de Osasco pelo placar de 3×2. Quanta saudade, lá se vão cerca de 55 anos…

PARECER DE VEREADORA PODERÁ DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE CASSAÇÃO DE JUNQUEIRA

         Segundo informações, a Arena de Tatuí fechou questão referente à cassação do mandato do prefeito Olívio Junqueira, baseada em denúncia apresentada pelo advogado Augusto Flaviano Arruda Costa. Comissão processante composta pelos vereadores emedebistas Alceu Poles e Euclides Ferreira Júnior e pela vereadora arenista Vera Lúcia de Sá, encarregou-se de dar parecer referente à continuidade do pedido de cassação do prefeito ou, simplesmente, arquivá-lo.  O prazo – baseado no Decreto 201/67 – para o conhecimento do veredito expirou dia 9 passado. Pelo que consta, somente a vereadora Vera Lúcia Sá pronunciou parecer separadamente. Os vereadores Alceu Poles e Euclides Ferreira Júnior alegam que a matéria referente ao pedido de cassação do prefeito Olívio Junqueira deve ser apreciado após o recesso parlamentar da Câmara Municipal de Tatuí.

ELOGIOS A TATUÍ

         Durante a “Jornada Jornalística” realizada em Tatuí no período de 5 a 9 passados, o jornalista Randau de Azevedo Marques, do “Jornal da Tarde”, que proferiu palestra com o tema “Jornalismo e o meio ambiente”, elogiou o número de praças existentes em Tatuí. Mas fez sérias observações ao grande número de árvores podadas de forma inadequada. Quem presta esses serviços à natureza é a Prefeitura Municipal.

CENTRO INTERESCOLAR

         Segundo informações, permanecerão no Estado de São Paulo 19 Centros Interescolares. A cidade de Tatuí poderá preencher a vigésima vaga. O dr. Amílcar Romeu Potiens, diretor da Divisão de Ensino Regional de Sorocaba, está empenhadíssimo em manter o CEI “Sales Gomes” em Tatuí.  O fato deve-se às experiências de Amílcar, que já foi orientador educacional no “Sales Gomes” e diretor do Ensino Profissionalizante do Estado de São Paulo. O Centro Interescolar de Tatuí conta com grande número de profissionais capacitados. Haja visto que dois professores adeptos da extinção do CEI (transformando-o em escola de I e II graus) já trabalham em Centro Interescolar, mas de Tietê.

FININVEST

         A diretoria da Fininvest homenageou o sr. Jonas Teles no dia 15 de novembro passado, com uma placa de prata. A placa – homenagem aos 30 anos de serviços prestados pela Casa dos Presentes à coletividade tatuiana – diz o seguinte: “A Fininvest S/A, Crédito, Financiamento e Investimento homenageia a “Casa dos Presentes” na pessoa de seu maior incentivador, sr. Jonas da Silva Teles, pelos 30 anos de pujantes atividades, contribuindo para o crescimento de Tatuí”.

NATAL EM TATUÍ

         Antonio José Siqueira Vieira foi eleito há seis anos o Papai Noel da CESP, em virtude de trabalhar nesta companhia há mais de dez anos. Sua figura e participação já se tornaram tradicionais na cidade. No ano passado foram distribuídas 2 toneladas de balas, 10.000 pirulitos e 2.500 bexigas às crianças da cidade. Todas as ruas de Tatuí são percorridas nas noites de 24 e 25 de dezembro pelo Papai Noel da CESP. Balas, pirulitos e bexigas, em anos anteriores, foram fornecidos mediante colaboração do comércio local. Nas noites de 24 e 25 de dezembro de 1973, 74 e 75, a CESP emprestou ao Papai Noel um caminhão, que serviu de carro alegórico. Uma árvore de Natal iluminada sobre o caminhão, com uma equipe de distribuidores, levava alegria a milhares de crianças. No ano passado, a fábrica de carrocerias Anhanguera emprestou veículo para o Papai Noel fazer a distribuição das balas, pirulitos e bexigas, que custaram aproximadamente 55 mil cruzeiros. Segundo informações, para o Natal deste ano, existe a possibilidade de a CESP destinar para a compra das balas, pirulitos e bexigas.

NOVO ROTARY

         Reuniram-se no último dia 7, pela primeira vez, integrantes do novo Rotary Club “Tatuí – Cidade Ternura”. O objetivo da reunião deveu-se à instalação oficial do novo clube, presidido pelo dr. Augusto Flaviano Arruda Costa e composto por 29 membros.

POLÍCIA DESENVOLVE CAMPANHA DE NATAL

         A 2ª Cia. de Polícia de Tatuí está desenvolvendo campanha de Natal em toda a área sob seu comando. O policiamento está sendo intensificado, visando dar maior cobertura ao comércio, que fica aberto até às 22 horas. Há cerca de um mês, foi instituída a guarda mirim em Tietê e Laranjal Paulista, que já contam com 40 e 30 elementos, respectivamente. A PM fornece farda e instrução aos interessados. A 2ª Cia. tem planos de instituir, brevemente, o serviço de guardas mirins em Tatuí. Os pequenos soldados, normalmente compreendidos na faixa etária dos 8 aos 14 anos, auxiliam no policiamento do trânsito e de qualquer casa comercial.

OPORTUNIDADES

         A Fundação Matarazzo, de São Paulo, ofereceu empregos a 60 moças formadas pela Escola de Enfermagem “Dr. Gualter Nunes”, mantida pela Fundação Manoel Guedes. No último dia 14, encerrou-se curso de eletricista instalador doméstico e industrial, promovido pela Fundação, em convênio com o Senai.

FORMATURA DA FAFICILE

         A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí – Faficile – formou, no último dia 9, 46 licenciados em Pedagogia. Todos os licenciados, 8 homens e 38 mulheres, trajavam uniforme característico, muito parecido com as togas dos magistrados. Antes da solenidade de formatura, houve missa na Igreja Matriz, celebrada pelo cônego Teotônio dos Reis e Cunha. Às 20:30, o amplo salão da Faficile encontrava-se lotado. Francisco Orsi, vice-presidente da Faficile, anunciou os nomes dos integrantes da mesa: Altair Passerani (patrono da turma), professor Valdemar da Silva Barros (paraninfo), professor Luís Fernando da Silva (diretor da Faculdade de Educação Física de Tatuí), Walter Rodrigues Alves (presidente do Lions Clube de Tatuí), professor José Roberto Grassi (coordenador do Departamento de Artes Práticas da Faficile) e José Carlos Gomes (Departamento de Pedagogia da Faculdade). Em seguida, todos cantaram o Hino Nacional, acompanhados pelo organista Aresqui Arato. Roberto Eugênio dos Santos leu (e foi acompanhado pelos 46 formandos, com a mão direita estendida) o juramento dos licenciados em Pedagogia. Ana Maria Correia Cardoso é a 1ª escolhida para receber o regimental da adorna e do anel simbolizando o batismo dos novos pedagogos. A seguir, Adalgisa Campos Porta chama cada um dos 46 licenciandos.  O paraninfo da turma discursa e cita versos de Paulo Setúbal (A Bandeira de Fernão Dias), analisando o educador como verdadeiro bandeirante a desbravar, sempre, novos horizontes para o Brasil. A seguir, Francisco Orsi dá por encerrada a solenidade.

JORNAL “CIDADE DE TATUHY”
Edição nº 44, de 5 de novembro de 1899

         MEDIDAS HIGIÊNICAS CONTRA A PESTE – A Câmara Municipal mandou fazer completa limpeza e asseio no Mercado e no Hospital de Isolamento. Além disso, tem recomendado lavagem e caiação de todas as casas, inclusive as de negócio, e fornece veneno para ratos e antissépticos.  

JORNAL “O DEZESSETE”
Reminiscência de 1956 a 1959

         NOTA – O ônibus de Sorocaba, quando chega a Tatuí, para de 17 em 17 metros para descer os passageiros. Por que não colocam ponto de parada? Assim, quando chegar o circular (em 1997) já se aproveita para alguma coisa.

Deixe um comentário