Na eleição de 6 de outubro, o vereador João Eder, do União Brasil, recebeu 2.025 votos e foi o mais votado para a Câmara Municipal de Tatuí. Os dezessete vereadores eleitos foram:
João Éder Alves Miguel / UNIÃO BRASIL (reeleito): 2.025 votos;
Cintia Yamamoto Soares / PP (reeleita): 1.841 votos;
Renan Cortez / MDB (reeleito): 1.740 votos;
Kelvin Joelmir de Morais / PT: 1.453 votos;
Maurício Couto / PP (reeleito): 1.386 votos;
Rosana Nochele Pontes Pereira / PSD: 1.345 votos;
Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz / PSD (reeleita): 1.326 votos;
Paulo Sérgio de Almeida Martins / PSD (reeleito): 1.222 votos;
Vade Manoel Ferreira / REPUBLICANOS: 1.152 votos;
Gabriela Xavier Mendes Coito / PODEMOS (reeleita): 1.023 votos;
Leandro de Camargo Barros / MDB: 930 votos;
Márcio Antonio de Camargo / PP (reeleito): 908 votos;
João Francisco de Lima Filho / SOLIDARIEDADE (reeleito): 874 votos;
Alexandre de Jesus Bossolan / PL: 858 votos;
Elaine Leite de Camargo Miranda / PL: 852 votos;
Alex Leite Mota / UNIÃO BRASIL: 852 votos;
José Eduardo Morais Perbelini / REPUBLICANOS (reeleito): 801 votos.
Um total 65.445 eleitores votaram para vereador em Tatuí. 58.206 votaram em um dos candidatos ou partidos (88,94%), 3.314 anularam os votos (5,06%) e 3.925 votaram em branco (6%). Da atual composição da Câmara Municipal não se reelegeram os vereadores Fábio Vila Nova (PSD), Valdir Proença (Podemos), Pepinho (PL), Levi Pinto Soares (MDB), Antonio Marcos de Abreu (eleito vice-prefeito), Fábio Menezes (candidato a vice-prefeito) e Eduardo Sallum (candidato a Prefeito).
O que se espera da nova Câmara
Na nova composição da Câmara Municipal, nove vereadores eleitos (maioria) compõem a coligação que apoia o prefeito Miguel Lopes. Este número de parlamentares garante ao prefeito o cumprimento de seu programa de governo. Sete eleitos são da coligação de Alessandra Gonzaga, que devem continuar a fazer oposição ao atual governo municipal. E o Partido dos Trabalhadores (PT) continua apenas com um representante no Poder Legislativo.
Primeira presidente? – Na próxima legislatura (2025/2028), as mulheres conquistaram cinco vagas no parlamento tatuiano e passam a ocupar 29,4% das 17 cadeiras a partir do próximo ano. É o maior número de representantes femininas na história do Poder Legislativo. No entanto, nunca a Câmara Municipal elegeu uma presidente para dirigir seus trabalhos. Desta vez, com o protagonismo feminino em todos os setores, o município de Tatuí pode prestigiar a presença destas vereadoras e eleger uma delas como chefe do Poder Legislativo.
João Eder Alves Miguel – Formado em Gestão Empresarial e Pedagogia, João Eder foi o vereador mais votado nesta eleição para a Câmara Municipal, com 2.025 votos. Filho do ex-vereador Job dos Passos Miguel, João Eder sempre foi bem votado desde sua primeira eleição. Dia 1º de janeiro de 2025, preside a sessão de posse do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, vice-prefeito Antonio Marcos de Abreu e a eleição para escolha da Mesa da Câmara, para dirigir o Poder Legislativo, no biênio 2025/2026. João Eder tem atuação conciliadora e preocupada com o futuro de Tatuí. A expressiva votação no dia 6 de outubro é o resultado de seu desempenho como parlamentar.



