ELEIÇÕES 2024 – 88.771 ELEITORES DE TATUÍ ESTÃO APTOS A VOTAR NO DOMINGO

EDIÇÃO 2298 – 5-10-2024

         No domingo (6), das 8 às 17 horas, 88.771 eleitores estão aptos a escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores no município de Tatuí. Quatro candidatos disputam a prefeitura e 258 postulantes podem ser votados para ocupar as 17 cadeiras na Câmara Municipal.

         Os candidatos a prefeito são prefeito Miguel Lopes (reeleição), Alessandra Vieira de Camargo Teles (Alessandra Gonzaga), petista Eduardo Sallum e Rogério “Milagre”.

         Norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que no dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

         A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.

Eleitorado diminui em Tatuí

         De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para esta eleição municipal o eleitorado diminuiu em Tatuí. Em 2020, eram 90.608 eleitores e nesta eleição deste ano estão aptos a votar 88.771, com queda de 1.837 votantes. Na última eleição (2020), compareceram às urnas 62.254 eleitores (68,71%) e se abstiveram de votar 28.354 (31,29%). No entanto, naquele ano iniciou-se a pandemia da Covid-19 e as eleições foram adiadas para o dia 15 de novembro, no primeiro turno. Se esta proporção se repetir em 6 de outubro de 2024, estima-se que o número de comparecimento se repita e cerca de 62 mil eleitores escolherão seus candidatos em Tatuí.

         Pesquisas – Consta na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em Tatuí não há registro de nenhuma pesquisa de opinião pública, tanto para prefeito, quanto para vereadores.

Deixe um comentário